Por Meon Em RMVale

Prefeito de Campos do Jordão decreta luto oficial e cancela eventos em respeito às vítimas dos deslizamentos

Quatro pessoas, sendo três crianças e uma mulher, morreram na tragédia

deslizamento_campos_do_jordao_bombeiros_03

Dois meninos, netos da mulher que veio a óbito, chegaram a ficar desaparecidos, mas foram localizados já sem vida no início da manhã deste sábado (14)

Divulgação/Bombeiros

A prefeitura de Campos do Jordão decretou três dias de luto oficial neste sábado (14), pela morte das quatro pessoas vítimas de deslizamentos de terra por conta de uma forte chuva nesta sexta-feira (13). Entre as vítimas estão uma criança de 1 ano e 11 meses e três pessoas da mesma família, sendo uma mulher, de 53 anos, e dois netos, de 5 e 13 anos.

O prefeito Fred Guidoni (PSDB) decretou luto oficial de três dias e cancelou eventos que aconteceriam no final de semana. O Pedal de Natal, que se realizaria no domingo (15), foi cancelado. A entrega de cestas de Natal e brinquedos, para as famílias inscritas no Programa Viva, será remarcada e realizada durante a semana.

A criança, de 1 ano e 11 meses, faleceu em um dos deslizamentos que aconteceu no bairro Monte Carlo. Ele foi socorrido com parada cardiorrespiratória pelas equipes do Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos. O pai, 26 anos, e a mãe, 22 anos, da criança foram socorridos e estão em observação no Hospital Municipal.

O outro deslizamento aconteceu na Vila Britânia. Familiares de uma das vítimas fatais, a mulher de 54 anos, estariam na casa dela para uma festa quando a casa foi derrubada pela enxurrada. Ela chegou a ser socorrida com parada cardiorrespiratória ainda na noite desta sexta, mas não resistiu.

Neste mesmo local, cinco pessoas, sendo quatro mulheres de seis, nove, 20 e 40 anos, e um menino, de dois anos, foram retiradas dos escombros e socorridas ao hospital pelas equipes de resgate e passam bem. 

Dois meninos, de 5 e 13 anos, netos da mulher que veio a óbito, chegaram a ficar desaparecidos, mas foram localizados já sem vida no início da manhã deste sábado (14).

Duas casas foram interditadas na Vila Britânia, localizadas logo acima do local do acidente, por estarem com problemas na estrutura. Os moradores estão em casa de parentes. Até o fechamento desta reportagem, às 15h02, a Defesa Civil continuava no local monitorando as casas próximas e fazendo a limpeza.

Em respeito às vitimas dos deslizamentos de terra, o prefeito de Campos do Jordão publicou uma manifestação de pesar pelas mortes e agradeceu a ajuda das equipes que trabalharam no resgate. (Confira na íntegra).

     

Manifestação de Pesar e Agradecimento

Neste momento de grande comoção e tristeza que aflige toda a comunidade jordanense, quero ressaltar e agradecer o empenho, o trabalho e a solidariedade de inúmeras pessoas , que com sua ajuda e amor ao próximo, amenizaram o sofrimento de todos nós.

Venho a público agradecer ao Governador do Estado de São Paulo, João Doria, pela presteza e sensibilidade no envio das equipes de resgate do estado para somarem-se as nossas forças municipais;

Agradecer ao Coronel Walter Nyakas Júnior, Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado, que nos atendeu prontamente no plano de contingência em conjunto com o Estado;

Agradecer as equipes dos trabalhadores das Secretarias da Prefeitura, dos Bombeiros locais e da Região, da Defesa Civil e Guarda Municipal, que foram incansáveis e se desdobraram para fazer o trabalho de resgate junto com Instituto Geológico e IPT que continuam na cidade monitorando outras áreas de risco;

Agradecer à equipe médica, enfermeiros e funcionários do Complexo Municipal de Saúde, pelo socorro às vítimas e acolhida aos familiares.

Por fim,  agradecer especialmente a todos os voluntários que passaram a noite conosco, juntamente com os vizinhos que abriram as suas casas e a todos que fizeram doações, demonstrando o mais valoroso espírito de generosidade e solidariedade do povo jordanense.

O meu muito obrigado a todos, e nossos profundos sentimentos de pesar às famílias que perderam seus entes queridos. Vocês não estão sozinhos, estamos todos juntos com vocês. Que Deus ilumine a todos.

Frederico Guidoni Scaranello - Prefeito de Campos do Jordão

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.