Por Meon Em RMVale

Portugal anuncia compra de cinco cargueiros KC-390 por R$ 3,4 bilhões

kc_390
O governo de Portugal anunciou, nesta quinta-feira (11), que vai comprar cinco aeronaves KC-390 da Embraer para equipar a FAP (Força Aérea Portuguesa). O país vai pagar 827 milhões de euros pelos cinco aviões militares, o equivalente a cerca de R$ 3,4 bilhões, de acordo com o comunicado oficial do ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

As aeronaves começarão a ser entregues pela Embraer em fevereiro de 2023 a um ritmo de um por ano até fevereiro de 2027.

A compra foi aprovada pelo Conselho de Ministros, e inclui também a aquisição de um simulador de voo e contratos de sustentação logística das aeronaves e do simulador de voo. 

Em entrevista concedida após reunião do Conselho de Ministros, Cravinho justificou a despesa ressaltando que o cargueiro KC-390 será capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, sem limitações, desde o transporte de tropas, veículos e cargas, lançamento de paraquedistas, e pode ser reabastecida no ar.  

O ministro ressaltou ainda que houve um longo processo de diálogo, de parceria, de trabalho conjunto e também de negociação com a Embraer "para definição do preço e das especificações técnicas" das mesmas. 

"É um momento de grande satisfação podermos anunciar a RCM [Resolução do Conselho de Ministros] que dá a autorização de despesa com 5 aeronaves KC-390", disse o ministro.  Segundo ele, sempre que necessário, os cargueiros poderão desempenhar missões de evacuações médicas, de busca e salvamento, de transporte de doentes e apoiarão no combate aos incêndios. 

O ministro destacou também, durante a conferência, as "características únicas da aeronave KC-390" que "estabelecem um novo padrão para o transporte militar estratégico, até aqui apenas possível de assegurar com aeronaves quadrimotores, de superiores dimensões e capacidades".

Para João Gomes Cravinho, esta é uma solução "que satisfaz integralmente os requisitos definidos pelo Estado Português, bem como os exigidos para participação nas operações militares que poderão decorrer das alianças de que Portugal faz parte".

"É uma aeronave com dois motores mas com capacidades que apenas as aeronaves de 4 motores conseguem atingir», referiu, destacando o seu 'alcance intercontinental".

O ministro ressaltou ainda que as cinco aeronaves KC-390 vão substituir a atual frota de C130 da Força Aérea, que tem cerca de 40 anos e estaria no limite da sua utilização.

Em resposta a jornalistas, Cravinho disse que os C130 em operação têm poucos anos de vida útil.  "Estão a passar agora por uma pequena modernização para continuarem a voar apenas até a nova frota do KC390 estar completa", acrescentou.

Embraer
Em nota divulgada no início da noite desta quinta-feira, a Embraer informou que Portugal é o seu maior parceiro internacional do Programa KC-390. 

“É um passo muito relevante para consolidar a aeronave no mercado e acreditamos que se tornará outro sucesso da Embraer. O KC-390 de Portugal atenderá a novos requisitos de interoperabilidade nas áreas de navegação segura, transmissão de dados e voz que permitirão ao KC-390 integrar operações conjuntas em alianças multinacionais nas quais Portugal está integrado. Estes requisitos, desenvolvidos em parceria com a Força Aérea Portuguesa, permitirão ao KC-390 atender às necessidades de muitas outras nações em todo o mundo”, afirma Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, na nota divulgada à imprensa.

Veja abaixo fotos do KC-90 durante treinamento do Exército Brasileiro

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.