Por Meon Em RMVale

Petroleiros da Revap aderem à greve em São José

Mais de 18 mil trabalhadores já apoiam à greve nacional

revap_greve_manuela_moraes

Legenda da foto

Manuela Moraes 

Os petroleiros da Revap (Refinaria Henrique Lage) aderiram à greve nacional, neste sábado (8), em São José dos Campos. A mobilização cobra o cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que segundo os trabalhadores está sendo desrespeitado.

Os trabalhadores também exigem a transferência dos funcionários que serão demitidos da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) do Paraná a outras unidades da estatal. Após uma tentativa de vender a fábrica, a Petrobrás decidiu pelo fechamento da Fafen, o que levará a demissão de mil trabalhadores diretos e indiretos.

Segundo o Sindicato dos Petroleiros, a Petrobrás está descumprindo o ACT ao impor mudanças na jornada, como aumento nas horas trabalhadas e redução de salário; aplicação do banco de horas e demissão em massa sem negociação com os sindicatos.

A greve começou em algumas refinarias em 1° de fevereiro e ainda não houve negociação por parte da Petrobrás. A empresa afirma que está cumprindo todas as negociações previstas.

Por meio de nota, a Petrobras informou que movimentos grevistas iniciados em algumas de suas unidades é injustificado, uma vez que o acordo coletivo de trabalho foi assinado por todos os sindicatos em novembro de 2019. Portanto, segundo a empresa, as negociações previstas estão seguindo curso normal e os motivos alegados pelo sindicato não atendem aos critérios legais. 

Confira na íntegra a nota da Petrobras: 

"A Petrobras reitera que o movimento grevista iniciado em algumas de suas unidades é injustificado, uma vez que o acordo coletivo de trabalho foi assinado por todos os sindicatos em novembro de 2019 e as negociações previstas estão seguindo curso normal. Portanto, os motivos alegados não atendem aos critérios legais. Reforçamos que, em todos os itens apontados pelas entidades sindicais, a companhia vem cumprindo rigorosamente os compromissos firmados e segue aberta para dialogar com as entidades. A companhia informa que todas as suas unidades de produção de petróleo, combustíveis e derivados estão em operação dentro dos padrões de segurança. Não há impactos na produção nem no abastecimento ao mercado". 

Irregularidades

Nesta sexta-feira (7), a Revap recebeu três autuações da Gerência Regional do Trabalho (GRTE), do Ministério do Trabalho, por problemas de excesso de jornada. A fiscalização aconteceu na última semana, a pedido do Sindipetro-SJC após uma sequência de acidentes na refinaria, em 2019.

As três irregularidades levantadas pela GRTE foram desrespeito ao descanso semanal remunerado, descumprimento do intervalo do interstício e excesso de jornada. Com a notificação, a Revap poderá ser multada pelas irregularidades.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.