Por Meon Em RMVale

Partidos buscam filiados e nomes para as Eleições 2020 em São José

Letícia Aguiar (PSL) e Renata Paiva (PSD) podem disputar cargo de prefeito com Felício Ramuth (PSDB)

paco_municipal_sao_jose_dos_campos_pmsjc

Segundo o TRE, não serão mais permitidas coligações partidárias na eleição de vereadores

Reprodução/PMSJC

As próximas eleições municipais só acontecem em outubro de 2020, mas os partidos políticos já começaram as articulações visando o pleito em São José dos Campos. No próximo ano, as mudanças nas chapas de candidatos devem ser mais intensas por conta de alterações na legislação eleitoral que impactam diretamente a disputa.

A principal alteração é referente ao fim das coligações partidárias para as eleições proporcionais, ou seja, de vereadores. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, a lei “autoriza a coligação majoritária (prefeitos e vice-prefeitos) e veda coligação para eleições proporcionais (vereadores, deputados estaduais e deputados federais) a partir das eleições de 2020”.

O PSL – partido do Presidente Jair Bolsonaro – confirmou que entrará na disputa eleitoral de São José. O partido deve inaugurar o Diretório Municipal em abril. Anderson Senna, que foi coordenador da campanha da deputada estadual Letícia Aguiar, será o presidente do diretório. Ele afirma que o partido já está se estruturando para as eleições 2020.

“A chapa de vereadores será feita com bastante cuidado. Um dos pré-requisitos do partido é que os políticos que cumprem mandato não serão nossos candidatos”, afirmou Senna.

O futuro presidente do diretório municipal do PSL em São José disse que cinco vereadores da base do governo já procuraram o partido para buscar “transferência”, mas, segundo Senna, eles não terão oportunidade de sair como candidatos do PSL. O objetivo do partido é promover uma renovação na política da cidade.

Senna adiantou também que o partido pretende lançar um candidato à prefeitura de São José e que não descartam a possibilidade da deputada Letícia Aguiar disputar o cargo.

O PSD também renovou a presidência do partido na cidade e já prevê um nome para entrar na disputa pela prefeitura. A vereadora Renata Paiva assumiu a direção do partido e também deve ser indicada como candidata a prefeita.

“Já havia tomado a decisão de que este seria o último mandato como parlamentar [vereador]. Me sinto preparada em todos os aspectos para apresentar o meu nome como alternativa para a eleição majoritária [prefeito]”, afirma Renata.

A vereadora disse também que o PSD já iniciou discussões mensais com a "bancada regional" para fazer um diagnóstico das cidades, compartilhar experiências e levantar soluções. Alguns projetos de capacitação e formação política também são realizados com a intenção de atrair pessoas para o partido.

Já no PDT, o cargo de presidente do diretório municipal está em aberto, pois o antigo foi destituído. O ex-vereador Carlinhos Tiaca é um dos nomes cogitados para a direção do partido, mas, segundo ele, a decisão ainda está em aberto.

“A próxima executiva será constituída entre o meu grupo e o da deputada federal Tábata Amaral, que teve mais de sete mil votos em São José nas eleições do ano passado. Sugeri que o novo presidente seja um jovem e eu o vice. [...] Ainda está sendo acertado com o diretório de São Paulo”, comentou Tiaca.

Ainda segundo Tiaca, o PDT está discutindo se lançará ou não candidato a prefeito, mas que a chapa de vereadores já está sendo formada com jovens que estão chegando no partido, candidatos remanescentes e outros políticos que serão convidados, inclusive de outros partidos.

Segundo o TER, a mudança de partido pode ser feita até 30 dias antes do prazo máximo para filiação partidária exigido por lei, é de seis meses antes das eleições – no caso março de 2019. Até lá, os políticos, partidos e filiados devem continuar se movimentando em São José. 

 

PSL homenageia Ozires Silva em evento de filiação

 

Nesta sexta-feira(22), o Coronel Ozires Silva, fundador da Embraer, será homenageado durante um evento na Câmara Municipal de São José dos Campos. O evento é promovido pelo Partido Social Liberal (PSL), do qual o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro faz parte.

Ozires Silva receberá uma placa por sua trajetória na aviação mundial e grande experiência, mas principalmente, segundo o PSL, por apoiar Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais. A homenagem está programada para ter início às 19h30 e acontecerá durante o evento de filiação do partido.

Diversos políticos do PSL como a Deputada Estadual Letícia Aguiar, Deputado Federal Alexandre Frota e Senador Major Olimpio confirmaram presença no evento. O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles poderá comparecer ao evento, pois está na região para o lançamento do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.

 

Serviço

Homenagem Ozires Silva

Plenário Mário Scholz da Câmara Municipal de São José dos Campos

Endereço: R. Des. Francisco Murilo Pinto, 33 - Vila Santa Luzia, São José dos Campos

Dia: 22/03 (sexta-feira)

Horário: 19h30

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.