Por Meon Em RMVale

Contra fraude durante Black Friday, Procon monitora lojas de S. José

No ano passado, foram contabilizadas três autuações na cidade

2014_comercio940_loja_arquivojornalatos

Monitoramento do Procon começou na última segunda-feira 

Arquivo/Meon



O Procon de São José dos Campos está monitorando os preços de lojas físicas e on-line para evitar possíveis fraudes durante a Black Friday.

A intenção é evitar que comerciantes elevem o preço de produtos e voltem ao valor original, gerando o "pela metade do dobro".

O monitoramento começou na última segunda-feira (4) e as blitz acontecem aleatoriamente nas lojas de São José. De acordo com a coordenadora do Procon da cidade, Jaqueline Ignácio, o sites também estão sendo analisados.
"Estamos tirando prints das páginas das lojas virtuais e vamos comparar o preço depois. Nós só conseguimos ter algum resultado lá pelo dia 20", afirmou Jaqueline.

Ainda segundo a coordenadora do Procon, os casos de descontos falsos durante a Black Friday não são tão comuns como há alguns anos, mas ainda acontecem. Em 2018, foram 445 itens monitorados e três autuações. "A Black Friday ainda é uma cultura nova no nosso país e por isso acontecem algumas autuações, mas melhorou muito. Porém ainda é possível encontrar etiquetas com três preços diferentes, um colado sobre o outro", revelou. O valor da multa varia de acordo com o faturamento de cada estabelecimento comercial. 

Dicas
Para Jaqueline, a principal dica dada para o consumidor é a boa e velha pesquisa de preço. Caso ele encontre algum problema, uma denúncia pode ser feita ao Procon. "Tem que fazer a pesquisa e o comparativo, fazer o monitoramento. O fiscal que nos auxilia nesse momento é o consumidor", disse.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.