ciesp_sjc

Palestra explica como empreendedores podem conseguir investimentos para pesquisa

CIESP

 

Acontecerá nesta quarta-feira (24) uma palestra com o tema 'Diálogo sobre Apoio à Pesquisa para Inovação na Pequena Empresa' em São José dos Campos. A palestra tem o objetivo de instruir pequenos empresários a conseguir recursos financeiros do programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) serão responsáveis pela palestra. No evento eles darão instruções de como participar do PIPE, desde os procedimentos de documentação, prazos para apresentação de propostas até o desenvolvimento do produto ou procedimento inovador.

A palestra acontecerá das 9h às 12h no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) que fica na Avenida Tivoli, 563, bairro Vila Betânia em São José dos Campos. Quem quiser participar deve se inscrever no site.

 

Sobre o PIPE

O PIPE é um programa da Fapesp que apoia a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em micro, pequenas e médias empresas do Estado de São Paulo com até 250 empregados. O projeto incentiva o investimento privado em pesquisa tecnológica e possibilita que empresas se associem a pesquisadores do ambiente acadêmico, além de contribuir para a formação e o desenvolvimento de núcleos de desenvolvimento tecnológico no mercado.

A empresa que ingressar no projeto pode obter, em um primeiro momento, apoio de até R$ 200 mil para demonstração da viabilidade tecnológica do produto ou processo com prazo máximo de nove meses. Na próxima fase, a empresa pode conseguir até R$ 1 milhão para desenvolver em até 24 meses o produto ou processo inovador.