Por Meon Em RMVale

Onde encontrar um colégio com uma formação coerente com o século XXI

Divulgação Planck.jpeg

No Colégio Planck toda a equipe escolar conhece realmente cada um de seus alunos dentro de sua realidade

Divulgação

Onde o rigor acadêmico caminha junto com a formação humana em habilidades socioemocionais através de uma cultura de aprendizado, confiança, responsabilidade, afeto e acompanhamento personalizado.

A eficiência do processo educativo está diretamente relacionada e execução da proposta pedagógica de cada instituição. A proposta tradicional está voltada para a formação de pessoas do século XX, onde acumular informações e controlar as variáveis sociais representava o sucesso associado à luz do passado. Uma escola convencional, com grande número de alunos pode cumprir esta expectativa. Porém, se as famílias desejam uma formação que transponha o vestibular e ofereça condições de uma formação coerente com o século XXI gerido pelas múltiplas inteligências, deve buscar um Colégio em que as ações educativas sejam geradas a partir da realidade de cada aluno, envolvendo seus sonhos, potencialidades, habilidades e limitações.

No Colégio Planck toda a equipe escolar conhece realmente cada um de seus alunos dentro de sua realidade. O reduzido número de alunos em sala de aula, no Colégio Planck, não é apenas necessário, mas fundamental para o sucesso social, acadêmico e cultural de nossos alunos. O comprometimento com o aprender a fazer não precisa ser visto como algo bom ou ruim, mas como uma dimensão indissociável daquilo que pretende fazer. Entender as necessidades e desejos dos alunos e ajudá-los a buscar suas realizações, explorando o que eles têm de melhor em suas habilidades e capacidades é o compromisso do nosso Colégio, onde nossos alunos podem, efetivamente, superar suas expectativas em relação a realidade de mundo globalizado.

Em um mundo cada vez mais complexo, o Colégio Planck acredita que atuar fortemente no desenvolvimento das habilidades socioemocionais é possibilitar aos nossos alunos serem protagonistas de seu próprio desenvolvimento e significa aprender a colocar em prática atitudes e habilidades para controlar emoções, traçar objetivos, alcançar metas, ter empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável.

No Colégio Planck a convivência e a proximidade são as melhores ferramentas do desenvolvimento da confiança. Desta forma, ao conhecermos o perfil de cada aluno, somos capazes de fazer uma análise mais completa de suas necessidades, capacidades e potencialidades, contribuindo na promoção do desenvolvimento do indivíduo e de suas competências.

O vestibular ainda é o foco da maior parte das escolas brasileiras de Ensino Médio, porém, no Colégio Planck a preocupação com a formação ampla do indivíduo para que ele seja capaz de desenvolver atividades criativas de resiliência, colaboração, liderança, generosidade, proatividade e empatia, além da gestão dos conteúdos pedagógicos para o vestibular, é um eixo norteador de nosso trabalho. No Planck a formação do indivíduo se dá de forma ativa e constante, possibilitando ao jovem a condição de desenvolver seus potenciais e prepará-lo para um futuro com condições mais favoráveis de atuação na sociedade. O vestibular nesse contexto passa ser parte do processo, e não um fim. Um jovem preparado para ser protagonista em sua comunidade, será protagonista em sua vida, sendo competente para melhores escolhas e obter os melhores resultados.

No Colégio Planck proporcionamos aos nossos estudantes diferentes experiências e possibilidades de convivências pedagógicas e sociais, pois as redes de relacionamentos crescem constantemente em um mercado de trabalho que possibilita a interação das equipes com diferentes formações, com diferentes culturas e até de diferentes continentes. Quanto maior o conhecimento e a habilidade de interagir nesses novos conceitos de relações, mais preparado para o mercado de trabalho estarão nossos alunos.

Conviver com as diversidades é ir além do conhecimento cotidiano. No Colégio Planck instigamos os nossos alunos a serem capazes de reconhecer as diferenças e construir relações sólidas de aprendizado e de trabalho coletivo, pois esta competência é umas das habilidades mais valorizadas quando se está pleiteando uma vaga, seja ela na universidade ou no mercado de trabalho. Auxiliamos nossos alunos na compreensão e na resolução de conflitos eventualmente oriundos de diferentes culturas, hábitos, costumes e estereótipos, transformando-os em crescimento e superação.

Sabe-se que os jovens entre 14 e 17 anos passam por alterações físicas, emocionais e hormonais o que os torna mais vulneráveis aos processos psíquicos relacionados a ansiedade, desânimo e apatia e neste contexto, os modelos tradicionais de educação não são mais válidos. Em instituições tradicionais de Ensino Médio onde há um ambiente de pressão e cobranças muito rígidas em relação as notas, classificações e provas, há um distanciamento do próprio potencial a ser explorado e comparação a realidade numérica dos demais, por muitas vezes criando um distanciamento entre suas reais capacidades e desejos e competências. Deixar de reconhecer as dificuldades do aluno, apenas adia a resolução de suas angustias, possibilitando o aparecimento de patologias. No Colégio Planck o ideal inovador valoriza o jovem e entende que ele precisa ser reconhecido e acolhido em suas dificuldades, dúvidas e potencialidades para que possa encontrar caminhos que o levem a uma construção de futuro, sabendo lidar com seus conflitos de forma tranquila e saudável, sendo capaz de desenvolver suas capacidades intelectuais, emocionais, sociais e físicas de forma plena.

Por fim, um ambiente que trabalhe a confiança, a responsabilidade e a autonomia no uso das tecnologias, acervo de livros, realização de provas e desenvolvimento de projetos interdisciplinares em detrimento a uma instituição onde tudo é controlado, é acreditar que valor do autoconhecimento e do autocuidado devem estar presentes em todas as relações de caráter formativo. No Colégio Planck através de estratégias simples e efetivas, direcionamos os nossos alunos para um ambiente de autogerenciamento, desenvolvendo a capacidade de lidar com ferramentas e possibilidades, que estão ao seu alcance, de maneira construtiva e efetiva. Acreditamos que limitar esse acesso não apenas limita a possibilidade de conhecimento e exploração como também limita a capacidade de lidar com esse universo contemporâneo de maneira consciente.

Venha conhecer a proposta pedagógica do Colégio Planck.
Um colégio onde cada aluno é único!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.