Por Meon Em RMVale

Obra da ponte estaiada começa na segunda; veja o que muda no trânsito e no transporte durante a construção

Neste final de semana, trevo na zona oeste de São José fica parcialmente interditado

ponte estaiada são josé

Maquete digital da ponte estaiada que será construída no trevo do Colinas, zona oeste de São José

Divulgação


A partir de segunda-feira (17), o trânsito na rotatória do Colinas, na região oeste de São José dos Campos, será alterado para início das obras da ponte estaiada. De acordo com a prefeitura, as alterações serão programadas em etapas,  visando minimizar os impactos ao tráfego do local. 

 A previsão é que a ponte, batizada de Arco da Inovação pelo governo Felicio Ramuth (PSDB), esteja concluída até o dia 26 de agosto do próximo ano. 

Neste sábado (15) e domingo (16), uma equipe de agentes de trânsito dará apoio à mudança nas instalações de gás, tubulação de água e esgoto e energia elétrica no entorno da rotatória. Para garantir que os serviços sejam executados em segurança, as duas faixas internas da rotatória, que dão acesso à subida da avenida São João, permanecem interditadas desde a madrugada de sábado.  Bloqueios totais, porém momentâneos, também estão previstos na avenida São João.

Na segunda-feira (17), os serviços serão realizados no período noturno e começam com a alteração da sinalização de solo em volta da rotatória e passagem de pedestres. A primeira etapa da obra ainda inclui obras de alargamento nas avenidas São João e Cassiano Ricardo. Ao trafegar por estas vias, os motoristas devem reduzir a velocidade em função das máquinas e operários na rua.

Pedestres

Como a faixa de rolamento à esquerda, que circunda a rotatória, será bloqueada com a colocação de tapumes, toda pintura da via será refeita para orientar os motoristas. As obras de fundação deverão começar por volta das 18h30. 

A prefeitura ressalta ainda que a ocupação desta faixa também altera a circulação de pedestres, já que não poderão transitar pelo passeio da rotatória. Para realizar a travessia segura, os pedestres terão que seguir as rotas indicadas pela sinalização. 

A circulação de pedestres será pelas faixas ao redor. Para preservar a segurança de todos, a equipe da Secretaria de Mobilidade pede atenção à sinalização implantada e orienta a travessia somente pelas faixas de segurança. 

Agentes de trânsito estarão no local para organizar o fluxo. A orientação é para que os condutores que utilizam a rotatória como passagem busquem rotas alternativas durante a obra. Placas com desvios e faixas serão instaladas para reforçar a instrução.

Transporte Público

No que se refere ao transporte público, todas as linhas de ônibus que passam pelo local serão desviadas pelo viaduto Nadim Rahal e avenidas Eduardo Cury, Paulista e Barão do Rio Branco, retornando ao trajeto habitual na avenida Madre Paula. Todos os pontos de ônibus serão preservados. A alteração no trajeto visa preservar a segurança e organização do tráfego em função dos fechamentos.
Quedas de energia na avenida Cassiano Ricardo e bairros do entorno também estão previstas para o domingo.

obra_sabesp_interdicao_trecho_colinas_sao_jose_dos_campos_gabriela_mancilha_1

Faixa do trevo do Colinas, sentido centro, foi fecahda para mudança nas redes de gás, água, esgoto e energia elétrica

Gabriela Mancilha/Meon



Ponte Estaiada

A obra de arte da ponte estaiada, batizada de Arco da Inovação pelo governo Felicio Ramuth (PSDB), terá dois viadutos na rotatória do Jardim Colinas. Em formato de X, os acessos terão comprimento de 267 metros (inferior) 349 metros (superior), com mastro central de 100 metros de altura.

A ligação viária vai desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade. Serão benefícios aproximadamente 60 mil passageiros de 18 linhas de ônibus e 180 mil motoristas de todas as regiões.   Financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o empreendimento tem custo de R$ 48,5 milhões.

Leia também:

São José começa a multar moradores que perturbarem com som alto
Lei do Sossego: multa pode chegar a R$ 26 mil em São José dos Campos
Residências poderão ser multadas por barulho após as 22h em São José

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.