Por Meon Em RMVale

O verde nos ambientes de trabalho

Contato com a natureza é um aliado ao bem-estar dos colaboradores

Estudos atuais comprovam, cada vez mais, que a relação entre as pessoas e o espaço de trabalho é determinante na maneira como nos comportamos, influenciando, inclusive, a qualidade e a produtividade do trabalho que executamos. Por isso, projetar espaços agradáveis, confortáveis, repletos de energia e com elementos inspiradores passou a ser uma condição inegociável para o universo corporativo, e faz toda a diferença quando se almeja resultados diferenciados.

Em média, mais de 75% dos custos operacionais de uma empresa são compostos pela folha salarial, ou seja, as pessoas são o que há de mais valioso, não os computadores ou outros itens. Neste cenário, uma atitude lógica e sábia de um gestor inteligente é manter a sua equipe sempre motivada e produtiva. Por isso, proporcionar aos colaboradores um ambiente onde eles estejam confortáveis e felizes pode aumentar o bem-estar e a produtividade, contribuindo positivamente na retenção de talentos e na diminuição do turn-over de funcionários.

LEIA TAMBÉMCultura Maker e Criatividade aplicadas aos espaços corporativos

A importância do design biofílico no ambiente de trabalho

Segundo Vitor Tosetto, LEED AP BD+C, sócio da Lar Verde Lar, empresa especializada em construções sustentáveis, faz parte da essência do homem ficar próximo à natureza, que passa, então, a ser uma grande aliada no aumento da produtividade. Vitor ainda arrisca dizer que não há exceção à regra, todos gostam daquele som de água correndo pelo rio ou do barulho do estalo da madeira queimando na fogueira. Esta necessidade de conexão com elementos naturais tem um nome, biofilia.

O design biofílico vem conquistando cada vez mais importância na arquitetura de espaços corporativos. A presença de elementos naturais no trabalho, como plantas, flores e até a entrada da luz solar, influencia diretamente a produtividade das equipes e seu bem-estar emocional e psicológico.

mobiliario_valeflex

Mobiliário Valeflex em conexão coma natureza

Divulgação

Em um estudo que consta do relatório publicado em 2013, pelo World Green Building Council, comprovou-se que, em um call center na Califórnia, os funcionários que tinham vista para o lado de fora – e olhavam para o céu, árvores e movimentos - processavam as ligações de 7 a 12% mais rapidamente do que aqueles que trabalhavam enclausurados, com vista somente para as paredes. Já os programadores de softwares que tinham vista para janela passavam até 15% mais tempo concentrados em suas atividades primárias, enquanto aqueles sem vista gastavam 15% mais tempo no celular ou em outras atividades.

Uma boa estratégia para se criar conexões simbólicas com a natureza dentro de um escritório é fazer uso de elementos naturais, tais como plantas, fontes de água corrente, ventilação e luz naturais, móveis em madeira e a aplicação de cores. Todos bons exemplos que podem aumentar o bem-estar, a saúde e a produtividade dos usuários, potencializando a sensação mais relevante para as pessoas em nossos dias: a felicidade.

Já adepta desta filosofia, a arquiteta Denise Rola procura sempre inserir o verde em seus projetos corporativos. Segundo Denise, os benefícios vão muito além de um projeto bonito. “Quando os espaços são pensados adequadamente, eles são capazes de influenciar, inclusive, nos resultados de lucratividade para o cliente”, disse.

sala_comercial_arq_denise_rosa_1

Sala Comercial – Projeto Arqta. Denise Rola

Divulgação

sala_comercial_arq_denise_rosa_2

Sala Comercial – Projeto Arqta. Denise Rola

Divulgação

Com toda certeza, podemos afirmar que, quanto maior o investimento em ambientes de qualidade e escritórios modernos, mais positivo será o resultado.

O retorno poderá ser observado tanto no bem-estar dos colaboradores quanto no aumento da produtividade e rentabilidade para as empresas.

Quer saber mais?

Entre em contato com a equipe de atendimento da Valeflex e conheça soluções criativas para inserir elementos naturais em seu ambiente corporativo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.