Por Felipe Kyoshy Em RMVale

Na contramão do crescimento, construção civil perde empregos na região

Em outubro, setor fica com saldo negativo de 88 vagas na RMVale

20140728_construcaocivil_ebc

Construção civil fechou outubro com saldo negativo de empregos

Arquivo/Meon

As cidades da RMVale apresentaram saldo positivo em outubro na geração de emprego. No entanto, três setores fecharam o mês no vermelho. A construção civil foi o segmento que mais perdeu vagas, fechando 88 postos na região durante o período, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta segunda-feira (20).

Taubaté foi a cidade que mais perdeu vagas no setor da construção civil. No município, foram fechadas 168 vagas em outubro. São José dos Campos teve saldo negativo de 54, assim como Ubatuba, que fechou com 25 postos de trabalho.

Leia MaisServiços é responsável por 66% do saldo positivo de empregos na RMValeRMVale registra saldo positivo de 1,8 mil novos empregos em outubroReforma Trabalhista causa demissão em sindicatos de São José

Na avaliação da Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba) e do SindusCon (Sindicato da Construção Civil, a queda de empregos neste período do ano é considerada ‘normal’.

“É um momento sazonal. Nessa época muitas construtoras estão concluindo as obras e dificilmente iniciam outras neste período. Além disso, é um período de chuvas, onde o ritmo de produção geralmente cai”, comentou Mario Cezar de Barros, diretor regional do sindicato.

Apesar da queda, 16 cidades apresentaram saldo positivo na construção civil. Pindamonhangaba foi a principal geradora de empregos no setor na RMVale, com 56 postos.

Projeção

Mesmo com a queda na geração de empregos em outubro, a construção civil está otimista para 2018. Uma pequena melhora durante 2017 fez o setor ficar mais esperançoso.

“Estamos com certo otimismo. Os juros estão abaixando e têm uma tendência de melhora. Agora, com a reforma trabalhista aprovada, o cenário é positivo para o ano que vem”, disse Fabiano Moura, presidente da Aconvap.

Saldo de empregos por setor em outubro na RMVale:
Extrativa mineral: 13 vagas
Indústria de transformação: 282 vagas
Serviços industriais de utilidade pública: -10 vagas
Construção civil: 88 vagas
Comércio: 466 vagas
Serviços: 1.236 vagas
Administração pública: 33 vagas
Agropecuária: -29 vagas

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Felipe Kyoshy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.