São José dos Campos conta a partir desta sexta-feira (9) com o Museu Interativo de Ciências, anexo ao antigo Teatrão, na Vila Industrial, zona leste da cidade. A intenção da Prefeitura é utilizar o espaço para exposições permanentes e como complemento na educação de alunos da rede municipal de educação.

Inicialmente, o projeto foi desenvolvido na gestão do ex-prefeito Carlinhos Almeida (PT), e teve prosseguimento no atual governo. Com custo total no valor de R$ 800 mil, dividido entre Prefeitura e Estado, o espaço segue o formato do Projeto Catavento, de São Paulo.

O museu ficará aberto de segunda a sexta-feira para escolas da rede municipal e aos sábados para o público em geral. No fim de semana, os visitantes terão que doar 1 kg de alimento não perecível para acessar o local.

A proposta é que durante o aprendizado em sala de aula escolas levem os alunos ao espaço para que entendam como a teoria funciona na prática, como explica o prefeito Felicio Ramuth (PSDB). 

“O museu traz a experiência do ponto de vista filosófico, com o conhecimento através das sensações. O espaço oferece mais de 57 experiências práticas-interativas de ciência. Este é um local voltado para a ciência através da interação”. 

O Museu Interativo de Ciências tem exposições com temas relacionados à física, eletricidade, biologia, fluídos e astronomia. O complexo tem dois andares e conta com três salas de oficinas, onde serão realizadas aulas para o desenvolvimento complementar de alunos especiais e com alta capacidade de inteligência. 

A expectativa da Prefeitura é que a partir do ano que vem o espaço possa receber também alunos da rede estadual e privada.

 

Serviço

Museu Interativo de Ciências

Endereço: Profº Felicio Savastano s/n - Vila Industrial 

Segunda a sexta-feira -  8h ao 12h e 13h às 16h30

Sábados -  9h às 13h (entrada, aos sábados, 1 kg de alimento não perecível que será doado ao Fundo Social de Solidariedade)