Por Do Meon Em RMVale

MP pede explicações sobre cartilha com termos pejorativos contra crianças obesas

Publicação foi distribuída na escola municipal Maria de Melo, em São José

paco_4

Prefeitura recolheu publicação das escolas

Divulgação

O Ministério Público de São José dos Campos vai instalar um processo administrativo para investigar a divulgação de uma cartilha distribuída aos alunos da escola municipal Maria de Melo, em São José na última sexta-feira (13).

A cartilha ‘A Fantástica Magia dos Alimentos - informações para uma alimentação saudável’ foi questionada pelo MP por supostamente incentivar o bullying contra crianças que sofrem de obesidade infantil.

Em uma tirinha da publicação, uma criança encara o problema com a frase “eu virei um botijão”.  Em outa ilustração, uma criança tenta evitar o espelho, que responde: “não se assuste , é você”.

Para o promotor Fausto Junqueira, da Vara da Infância e Juventude, os trechos são indícios de que a cartilha explicitaria o preconceito contra as crianças que sofrem de obesidade infantil.

É lamentável e extremamente agressivo o ocorrido com as crianças das escolas municipais de São José que receberam a cartilha mal elaborada

Maria Edna de Melo Presidente da Abeso

A promotoria agora quer que a prefeitura explique de quem foi a iniciativa de distribuir a publicação.

“Ainda queremos saber se esta é uma cartilha adequada para a idade das crianças que receberam a publicação. Vamos pedir esclarecimentos para a prefeitura e ainda consultar especialistas”, afirma.

Faltou respeito

Para a endocrinologista Maria Edna de Melo, presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) faltou respeito por parte da prefeitura ao distribuir as cartilhas aos estudantes.

“As cartilhas para estímulo da alimentação saudável distribuídas pela prefeitura de São José dos Campos explicita o preconceito common sense contra pessoas com obesidade e a superficialidade como o assunto é tratado”, diz.

A associação alerta que as pessoas com excesso de peso são regularmente vítimas de preconceito na família, escola, trabalho e serviços de saúde. O comportamento, ainda de acordo com o grupo, é gatilho para problemas como estresse, ansiedade e isolamento social, o que agrava ainda mais a doença.

“O preconceito ocorre com pessoas em todas as idades, mas é na infância e adolescência que o dano é maior. Assim, é lamentável o fato extremamente agressivo ocorrido com as crianças das escolas municipais de São José que receberam a cartilha mal elaborada”, diz.

Material recolhido

Por meio de nota, a prefeitura de São José afirmou que já recolheu o material e “prestará os esclarecimentos que forem solicitados pela Promotoria da Infância e Juventude”.

A publicação ainda afirma que “a cartilha aborda questões sobre a mudança nos padrões alimentares da sociedade, estimula o consumo e cultivo de alimentos saudáveis e desencoraja a ingestão excessiva de produtos industrializados, por meio de passatempos e leitura dirigida feita com os professores”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Do Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.