Por Meon Em RMVale

Movidos pela fé, voluntários ajudam romeiros em pontos montados na Dutra

São 25 locais que oferecem água, comida e até curativos para quem segue andando para Aparecida

A travessia de romeiros às margens da via Dutra, seguindo a pé ou de bicicleta até Aparecida, já virou tradição nas cidade da região entre o final de setembro e o início de outubro.
Para compor este cenário estão os pontos de apoio espalhados pelo trajeto, que oferecem comida, água e até mesmo massagem e curativos para incentivar as pessoas que são movidas pela fé durante o trajeto.

Leia MaisMP pede afastamento de vereadores que aprovaram empréstimo de R$ 152 milhões em CaraguatatubaApós três anos, Taubaté volta a ter serviço de Zona Azul nas ruas do centroGoverno de SP abre processo seletivo na região com salário de R$ 4.562


De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), ao longo da via Dutra existem de 20 a 25 pontos de ajuda ao romeiro. Dois deles ficam próximos ao km 107 da rodovia, em Taubaté, na pista sentido Rio de Janeiro.
O primeiro deles foi criado há cinco anos, pelo motorista Milton Rodrigues de Castro, após uma tentativa frustrada de pagar promessa caminhando até Aparecida. "Eu fiz uma promessa para ir até até lá, mas como não consegui ir, por causa da saúde, prometi ajudar os romeiros", afirmou.

Desde então, todo dia 6 de outubro Castro monta sua barraca com frutas, café, leite, suco, lanche, bolo e água. Com a ajuda de outros cinco voluntários, ele permanece no local até o dia de Nossa Senhora Aparecida. No último ano, foram mais de 1.600 pessoas.

No momento em que a reportagem do Meon estava no local, um romeiro parou no local para tomar água e fazer uma pausa para continuar na caminhada. Vindo de São Caetano do Sul, na região do ABC Paulista, o analísta jurídico Humberto Spada é estreante neste desafio. Com a esposa acompanhando de carro, ele está no percurso há quatro dias e espera chegar na cidade nesta terça-feira (8).
"Estou fazendo isso para agradecer Nossa Senhora pelo que a gente tem. Estamos com saúde, sem problemas, e quando olhamos pela janela vemos que temos muita coisa e estamos bem. Por isso tenho que agradecer", disse.

Mais a frente, existe outro ponto de apoio aos romeiros. Formado a menos tempo que o primeiro, o local formado pelo grupo "Filhos de Nossa Senhora" é mais equipado. Lá são oferecidos café da manhã, almoço e até jantar. O cardápio da tarde desta segunda-feira (7) tinha salada de alface e tomate, arroz, feijão e linguiça acebolada.
Ao todo são 130 voluntários que se revezam em escalas de seis horas, fazendo com que o ponto funcione por 24 horas.
"Montamos aqui no dia 28 de setembro e vamos ficar até o dia 14", afirmou Fabiana Alvarenga, coordenadora do ponto criado em 2018.

Assim como o motorista Milton de Castro, Fabiana teve a ideia de ajudar os romeiros após uma promessa à Nossa Senhora Aparecida. "Eu tive um problema de saúde grave no útero e consegui me curar. Então decidi ajudar as pessoas nesse movimento de fé que é lindo, algo fora do comum. Só quem está aqui para sentir a energia que eles passam", explicou.

Estudantes
Em São José dos Campos, cerca de 150 alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição e Biomedicina da Anhanguera também atuam como voluntários no auxílio de romeiros. Até sábado, dia 12, são oferecidos curativos, massagens, alongamentos, orientações de saúde, verificação de sinais vitais, encaminhamentos aos serviços de emergência, quando necessário. Também serão oferecidos água e alimentos.
Eles estão localizadas nos kms 138, 145, 146 e 181 da via Dutra, entre às 7h e 22h30h. “O apoio é fundamental para enfatizar a importância do trabalho voluntário. É também a oportunidade para que os alunos coloquem em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula”, comenta Isabela Rosseti, coordenadora do curso de Enfermagem.

Aparecida
O Santuário Nacional também oferece um espaço para acolher os romeiros. O serviço é oferecido na Tenda dos Peregrinos, durante os dois finais de semana durante a novena. Até o dia 13, estudantes de massoterapia, enfermagem, fisioterapia, medicina realizam atendimentos que incluem massagem, fisioterapia, verificação de sinais vitais, como aferição de pressão arterial e curativos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.