Por Meon Em RMVale

Motoristas atrasam saída de ônibus contra demissões em Taubaté

A frota de ônibus começou a operar por volta das 7h30

abc_transportes

ônibus sairam das garagens por volta das 7h30

Divulgação/ABC Transportes

Os motoristas e cobradores da ABC Transportes, responsável pelo transporte público em Taubaté, atrasaram a saída dos ônibus das garagens na manhã desta quinta-feira (17). O ato foi realizado devido à demissão de 16 funcionários, entre cobradores e motoristas.

Uma assembleia foi realizada na porta de uma garagem, por volta das 4h30, e a categoria decidiu por atrasar a saída dos ônibus para pressionar a empresa a readmitir os funcionários. Em Taubaté, os ônibus saem das garagens a partir das 5h, mas com o ato os carros começaram a circular apenas por volta das 7h30.

De acordo com o Sindicato dos Condutores, o transporte já estaria funcionando com quadro de funcionários reduzido e as demissões complicariam ainda mais a situação da categoria. O sindicato disse ainda que os veículos só foram liberados porque a ABC Transportes teria readmitido os trabalhadores.

Outro lado

Por meio de nota, a secretaria de Mobilidade Urbana informou que demissões já haviam sido anunciadas pela ABC Transportes desde a sua intenção de entregar as linhas que opera de forma compartilhada com o Transporte Complementar de Taubaté (Tctau). A pasta disse também que negociou com a empresa para manter a reivindicação feita.

Esses funcionários, segundo secretaria de Mobilidade Urbana, deverão ser recolocados em novas funções, como a de motoristas. Para isto, a ABC Transportes deverá apresentar um plano e cronograma de retirada dos cobradores, que será avaliada e aprovada pela secretaria.

A ABC Transportes informou que 10 linhas deverão atender sem cobrador a partir do próximo dia 1º de novembro, em razão do Índice de Passageiros Pagantes em Dinheiro por Quilômetro (IPPDQ), que estaria abaixo de 1, considerado mínimo para operação. A empresa confirmou que os cobradores serão mantidos no quadro de funcionários e promovidos à função de motoristas. A ABC Transportes reforçou que a mudança não acarretará prejuízos ao serviço prestado e que enviará o plano à secretaria de Mobilidade Urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.