Por Meon Em RMVale

Moradores protestam contra obra da ponte estaiada em São José

Ato reuniu cerca de 30 manifestantes

dsc0105_1

Manifestantes estavam com cartazes e distribuíram panfletos

Samuel Strazzer/Meon


Na tarde desta quarta-feira(16), um grupo de pessoas fizeram uma manifestação pacífica contra a construção da ponte estaiada em São José dos Campos. Compareceram cerca de 30 manifestantes. Eles estavam com cartazes e distribuíram panfletos nos semáforos em frente a obra.

O custo previsto da ponte é de R$ 48,5 milhões. De acordo com o ambientalista José Moraes, seria possível aplicar esse dinheiro em outras alternativas que trariam mais benefícios ao trânsito da cidade.

“É uma ponte caríssima, R$50 milhões. Não foi feito nenhuma consulta a população. Há outras alternativas como investir em transporte coletivo de massa que seja mais barato, mais eficiente e menos poluidor. É possível desenvolver uma malha cicloviária interligando as regiões”, afirma Moraes.

Outros argumentos dos manifestantes são o alto custo da obra, a falta de discussão do projeto com os munícipes, a priorização do transporte individual – o que iria contra a Lei Nacional da Política de Mobilidade Urbana – e o projeto não seria a melhor escolha técnica que segundo os manifestantes ficaria obsoleto em 7 anos.

Maria Cecília Ricetto, mestre em Meio Ambiente pelo ITA(Instituto Tecnológico de Aeronáutica), mora em um dos prédios de frente à obra e será diretamente impactado pela ponte.

Cecília conduziu dois abaixo-assinados referentes ao projeto: o primeiro solicitando um EIA RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo); o segundo solicitando uma alteração no projeto para que as palmeiras plantadas em frente ao condomínio não sejam arrancadas do local.

“Sugerimos a prefeitura que fizesse como na Avenida 9 de Julho, onde foi feito uma ilha para proteger as árvores. Isso ajudaria a diminuir a velocidade com que os carros passam nessa avenida”, explica a ambientalista.

Justiça nega pedido de paralisação da obra da ponte estaiada de São José; promotoria diz que vai recorrer

Obra da ponte estaiada; veja o que muda no trânsito e no transporte durante a construção

Manifestação contra a Ponte Estaiada 02

Samuel Strazzer/Meon

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.