Por Meon Em RMVale

Monteiro Lobato e Caçapava lutam pela revitalização da Estrada do Livro

Última ação completa de melhoria na estrada vicinal ocorreu no ano 2000; Trajeto é considerado histórico por conta da passagem de José Bento Monteiro

 

Monteiro Lobato recebeu nesta quarta-feira, (16), a visita do secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto. O encontro contou com a participação da prefeita anfitriã, Daniela de Cássia, e do prefeito de Caçapava, Fernando Diniz. O dois municípios estão unidos na busca por melhorias para a Estrada do Livro, no objetivo de garantir mobilidade, qualidade de vida para população e fomento da economia e do turismo na região.  

Estrada precária

Com 22 quilômetros de extensão, a Estrada do Livro é a junção das vicinais ML-16 e Rodovia Prefeito Osório da Cunha Lara Neto. Sua última ação de melhoria ocorreu no ano 2000, quando foi asfaltada. Atualmente, ela está em condições muito precárias. Além dos problemas de erosão, falta de segurança, ausência de sinalização e trechos em meia pista, cerca de 2,3 km do trajeto ainda é de terra, prejudicando a vida de moradores e visitantes.   

Trajeto de histórias

Sua criação é anterior a década de 1820, durante o auge da cafeicultura no Vale do Paraíba. O caminho era utilizado para escoar a produção de café para Caçapava, Tremembé e Taubaté. A Estrada do Livro ganhou este título por ser, geograficamente, o local onde está localizado o Sítio do Picapau Amarelo.  Entre 1911 até 1917, José Bento Monteiro Lobato viveu na Fazenda Buquira, período que escreveu suas histórias infantis e criou o Jeca Tatu. Ele e sua família utilizavam frequentemente a estrada, que inclusive era citada em seu livro “A Barca de Gleyre”, como “Estrada da Viloca”.

União de esforços

Por ser uma estrada de alta complexidade, a Prefeitura de Monteiro Lobato não dispõe de recursos financeiros e mão de obra suficientes para a sua conservação. Desta forma, a prefeita Daniela de Cássia, com o apoio do prefeito de Caçapava, Fernando Diniz, estão mobilizando as autoridades do Estado de São Paulo para a importância da revitalização da vicinal. A visita do secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, foi o primeiro passo na formalização das necessidades dos dois municípios.

“A revitalização da Estrada do Livro será um marco para o desenvolvimento econômico, social e turístico da Mantiqueira Paulista. Além de possibilitar para os seus cidadãos mais comodidade, qualidade de vida, empregos e parcerias intermunicipais e regionais”, disse a prefeita Daniela de Cássia durante o encontro.

As próximas ações devem ser anunciadas em breve.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.