Por Meon Em RMVale

Meon realiza evento sobre "Fake News" em São José

Ideias&Debates discutiu o impacto das notícias falsas na sociedade e soluções para o problema

O Meon e a Rádio Jovem Pan realizaram nesta sexta-feira (10) o evento Ideias&Debates  para discutir o tema “Fake News” no teatro do Sesi, em São José dos Campos. No encontro profissionais debateram sobre os problemas gerados pelas notícias falsas e como os veículos, jornalistas e a população podem combate-las. Foram quatro horas de informação e discussão sobre assuntos do tipo.

A palestra teve a participação de Patrícia Blanco (Presidente Executiva do Instituto Palavra Aberta), Maria C. Furtado (Diretora Executiva da Associação Nacional de Editores de Revistas-ANER), Rafael Menin Soriano (Gerente Geral Jurídico da Editora Globo), além de outros convidados, jornalistas do Meon e da rádio Jovem Pam.

Os Prefeitos Feliciano Ramuth (PSDB), de São José dos Campos, Marcio Batista Tenório (PMDB), de Ilhabela, e Felipe Augusto (PSDB) de São Sebastião, marcaram presença no evento. Os políticos comentaram a importância de se discutir o tema e o impacto que as fakes News causam na sociedade. 

1ª Palestra 

Tema:“Fake news e liberdade de expressão”.

Presidente Executiva do Instituto Palavra Aberta. 

Formada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Pós-graduada em Marketing pela ESPM.

A Presidente Executiva do Instituto Palavra Aberta salienta que a é preciso ter bom senso e responsabilidade com o que compartilhamos. “Muitas dessas notícias são fantasiosas e sensacionalistas, pois têm o objetivo de chocar o leitor. O simples fato de parar e ler já faz uma grande diferença no combate às noticias falsas.”, alerta Patrícia.

2ª Palestra

Tema: “Jornalismo profissional no combate às notícias falsas”.

Diretora Executiva da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) desde 2001. Representante da ANER no Conselho Superior do CONAR – Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

Formada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Pós-graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP.

Sobre o tema, Maria diz que o jornalismo é vital no combate as noticias falsas. Com as redes sociais e o celular na mão, qualquer um inventa ou cria uma “noticia”. O jornalista consulta as fontes, investiga e informa de verdade. “Este é o grande momento do bom jornalismo”, afirma a Diretora.

3ª Palestra 

Tema: “Medidas legais para combater às notícias falsas”.

Rafael Menin Soriano

Formado em Direto pela Universidade de São Paulo. Especialista em Direito Corporativo pela Fundação Getúlio Vargas.

Gerente Geral Jurídico da Editora Globo.

Sobre as Fake News

Não é de hoje que a veiculação de inverdades causa pânico e prejudica pessoas. Em 1939, ouvintes da rádio CBS (Columbia Broadcasting System) nos EUA passaram por momentos de pânico quando Orson Wells anunciou uma suposta invasão extraterrestre. O programa foi montado para parecer uma edição do jornal da radio, mas não passava da adaptação radiofônica do livro “Guerra dos Mundos”.  Porem, neste caso não havia a intenção direta de prejudicar alguma pessoa ou órgão. Hoje, as notícias falsas são criadas para chocar e denegrir.

Atualmente a sociedade vive um problema massivo de desinformação com a propagação de fake news. Um estudo feito pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) apontou que noticias falsas são mais compartilhadas do que as verdadeiras. Os pesquisadores analisaram cerca de 126 mil notícias que circularam no Twitter entre 2006 e 2017. A análise concluiu que as fake news têm 70% de chance a mais de serem compartilhadas.

A principal causa da propagação das fake news é o compartilhamento de informações sem procedência. As pessoas recebem “notícias” em suas redes sociais e não se preocupam em verificar se ela vem de uma fonte confiável.  “Os veículos de comunicação recebem a informação, checam a veracidade e transformam em notícia”, explica Eduardo Pandeló, diretor de Relações Institucionais do Grupo Meon de Comunicação.  A imprensa existe para dar segurança e procedência nas informações. Os leitores, ouvintes e expectadores devem checar com os veículos de comunicação as notícias que recebem.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.