Por Meon Em RMVale

Meon Enem 2018- Augusto Cury fala sobre a importância do equilíbrio e das emoções no período do vestibular

Pesquisas apontam que cerca de 30% dos jovens em fase de vestibular apresentam sintomas depressivos

augusto_cury

Augusto Cury 

Divulgação

O período pré-vestibular é uma fase marcada por pressões de todos os lados. É quando o jovem se depara com a responsabilidade de escolher uma profissão e definir novos rumos para a sua trajetória de vida.Apesar de cada jovem encarar esta fase de uma maneira singular, podemos definir alguns perfis diferentes: há os que se sentem confusos diante de tantas opções profissionais, os que enfrentam um grande conflito porque suas opções são divergentes às expectativas da família e, ainda, há aqueles que já definiram sua trajetória – no entanto, todos enfrentarão o mesmo desafio, o vestibular, considerado um importante passo rumo ao mercado de trabalho.

Todos esses jovens, desde a infância, receberam informações para prepará-los para essa grande avaliação, foram super estimulados à competição - educação tradicional -, muitos encaram os estudos apenas como a condição para serem bem colocados e poucos, de fato, pensam nos anos escolares pelo prisma do prazer do aprender.

Conforme se aproximam do vestibular, alguns conflitos intensificam-se ainda mais, pois, além da angústia do passar ou não passar, há uma grande pressão por parte das expectativas dos pais, professores e até mesmo dos amigos. Pesquisas apontam que cerca de 30% dos jovens em fase de vestibular no Brasil apresentam sintomas depressivos.

A preparação para o vestibular não está ligada somente aos conteúdos que serão avaliados, mas também na consciência que o estudante tem sobre si e sobre os obstáculos que estão à sua frente, para assim, se preparar psíquico e emocionalmente para enfrentar de forma mais leve esses desafios.

Em geral, o curso preparatório para vestibular é focado nos conteúdos que são exigidos para o estudante resolver a prova e conquistar a tão sonhada vaga.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.