Por Meon Em RMVale

Menina de 17 anos que morreu com suspeita de H1N1 durante viagem escolar à Bahia é sepultada em Jacareí

Outras duas colegas da menina estão internadas com suspeita de gripe

giovanna_marson_suspeita_h1n1_jacarei_02_reproducao_facebook

Giovanna Marson faleceu na madrugada de domingo (14)

ArquivoPessoal/Reprodução/Facebook

Uma adolescente, 17 anos, de Jacareí, morreu com suspeita de H1N1 neste domingo(14), durante uma viagem escolar à cidade de Porto Seguro, estado da Bahia. Outras duas colegas da menina estão internadas com suspeita da doença.

Segundo a Secretaria de Saúde da cidade de Porto Seguro, a vítima, Giovanna Marson, chegou na cidade na madrugada do dia 7 de julho e teria começado a apresentar os sintomas no dia 9.

Ela teria piorado e foi hospitalizada no sábado (13), mas não resistiu e faleceu na madrugada de domingo. A adolescente foi sepultada às 15h30 desta segunda-feira (15) no cemitério Campo Santo em Jacareí.

A família de Giovanna informou que ela tomou a vacina contra a gripe e que a carteira de vacinação dela estava em dia.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde de Porto Seguro, as duas meninas que apresentaram sintomas de gripe continuam internadas em isolamento no hospital da cidade e estão acompanhadas de familiares. O quadro delas é estável e o resultado dos exames para a confirmação da doença pode sair a partir de amanhã até sexta-feira (19).

Os demais alunos que estavam no passeio retornaram à Jacareí na madrugada de sábado.

A Prefeitura de Jacareí informou por nota que “aguarda o laudo com o resultado conclusivo de que se trata de H1N1, que está sendo elaborado pelo Hospital de Porto Seguro e deve chegar entre terça e quarta-feira”.

Caso seja confirmado, as famílias dos outros estudantes que estavam na viagem serão orientadas e monitoradas. A Prefeitura disse também que o município não registrou nenhum caso de H1N1 até o momento.

A Forma Turismo, empresa responsável pelo passeio, lamentou a morte da vítima e informou que está cooperando com as autoridades locais e prestando suporte à família da estudante.

            

H1N1

O período de incubação do vírus H1N1 é de três a cinco dias. A partir desse período, os sintomas como febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca começam a se manifestar.

Afebre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, ficam mais evidentes com a progressão da doença. A doença pode ser transmitida por gotículas respiratórias no ar, por saliva ou pelo toque em uma superfície contaminada.

De acordo com o Ministério da Saúde, para evitar a gripe, as pessoas devem higienizar bem as mãos com água e sabão ou com álcool gel.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.