Por Meon Em RMVale

Médicos de São José serão orientados para atender pacientes com suspeita de coronavírus

O treinamento será feito pelos profissionais da Vigilância Epidemiológica

Câmara SJC Foto: Charles de Moura/PMSJC

O treinamento vai ser nesta terça-feira (11) na Câmara Municipal.  

Foto: Charles de Moura/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos fará uma capacitação para médicos e diretores clínicos de hospitais públicos e privados do município com orientações sobre prevenção e formas de transmissão do novo coronavírus.  O encontro será na próxima terça-feira (11), das 14h às 16h, na Câmara Municipal. Até a última sexta-feira (7), a doença já havia matado mais de 600 pessoas na China.

O treinamento será feito por profissionais da Vigilância Epidemiológica. Entre os sintomas apresentados pelo doente estão febre, tosse e dificuldades para respirar. Os serviços de saúde devem ficar atentos quanto ao histórico de viagem do paciente à área de transmissão ou contato que ele possa ter tido com algum caso suspeito.

No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou as orientações sobre os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir o coronavírus. Entre as medidas estão:

Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

Realizar lavagem frequente das mãos;

Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

Manter os ambientes bem ventilados;

Evitar contato com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas como máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.

Novo Coronavírus

O novo agente foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após o registro de casos na China. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são 14,5 mil casos registrados em 18 países, o que mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento desse novo tipo de coronavírus.

No início do mês, São José dos Campos registrou dois casos suspeitos da doença. Um já foi descartado e o outro aguarda resultado dos exames. Antes mesmo do aparecimento destes dois casos suspeitos, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, já havia encaminhado ofício aos serviços de saúde com orientações sobre a doença.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.