Por Meon Em RMVale

Marinha emite alerta sobre ciclone na costa do Rio; no litoral paulista, mar deve ficar agitado até terça-feira

Ondas devem atingir até 2,5 metros

capricornio_gg_0003_2

Mar deve ficar agitado e com ondas de até 2,5 metros no Litoral Norte

Arquivo/Meon

A formação de um ciclone entre a costa do Espírito Santo e o norte do Rio de Janeiro, a partir deste domingo (19), pode causar ventos de até 102 km/h em alto-mar e de 61 km/h perto da costa. A previsão é que o fenômeno provoque ondas de até 5 metros de altura, com possibilidade de ressaca. No Litoral Norte Paulista, o mar também deve ficar muito agitado, com ondas de até 2,5 metros.

Leia MaisChuvas: Ilhabela suspende aulas por dois dias em sete escolas da região sulChuvas no litoral: acesso à região sul de Ilhabela e rodovia Rio-Santos seguem interditados neste domingoChuvas: São Sebastião utiliza botes para transportar moradores

O alerta foi dado pela Marinha na tarde deste domingo. De acordo com o comunicado, feito com a colaboração do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), haverá formação de um ciclone com características subtropicais. O alerta para os navegantes é que até a terça-feira (21) o mar ficará bastante agitado.

O relatório da Marinha explica que o fenômeno está associado à convergência dos ventos sobre uma região em que a temperatura se encontra entre 27ºC e 29ºC, acima da média normal para maio, entre outros fatores.

Até a manhã desta segunda-feira (20), são esperados ventos fortes, podendo atingir 102 km/h no setor leste do ciclone, em alto-mar, e 61 km/h perto da costa do Rio de Janeiro. Essa situação deve ocorrer principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa.

A formação do ciclone e a atuação desse sistema serão acompanhadas pelo Cptec e Inmet nos próximos dias e as informações serão atualizadas no site da Marinha. A orientação é que os navegantes verificarem as informações atualizadas antes de entrarem no mar (veja aqui).



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.