Por Meon Em RMVale

Manifestantes saem às ruas em São José pela prisão em 2ª instância

manifestacao_em_sao_jose_foto_aquarius_life

Protesto acontece em frente ao Parque Vicentina Aranha

Reprodução/Aquarius Life

Mais de 200 pessoas se concentravam neste sábado (9) em frente ao Parque Vicentina Aranha, no bairro Vila Adyana, em São José dos Campos. O ato acontece em protesto contra a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de derrubar prisão após condenação em 2ª instância. A concentração teve início às 14h. 

Em São José dos Campos, o ato é organizado pelo movimento "Vem Pra Rua" e tem apoio do MBL. Às 15h30, os manifestantes sairam em passeata no sentido à rua Madre de Paula e deverão passar pela Avenida Nove de Julho e retor ao parque.  

Para o coordenador regional do MBL, em São José dos Campos, Thomaz Henrique Barbosa, o julgamento do STF atende apenas ao interesse do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). “A nova decisão do Supremo Tribunal Federal, eu digo nova porque em diversos momentos eles revisitaram a decisão acerca da prisão em 2ª instância, vem para atender o interesse, nós sabemos, de um ilustre ex-presidiário, condenado, que é o ex-presidente Lula. Mas [a decisão] acaba beneficiando muitos outros, milhares, de criminosos que também estão condenados em 2ª instância e estavam presos na mesma situação”, avalia.

Ainda de acordo com o coordenador regional do MBL, a manifestação deste sábado é para mostrar a indignação da população e a preocupação da população quanto à possibilidade, segundo ele, de bandidos serem soltos. “É importante virmos às ruas para mostrar que a população brasileira está mais do que preocupada com o Lula, que está preocupada que a prisão em 2ª instância seja mantida, seja consolidada de fato, para que não fiquemos com sentimento de medo e impunidade, de que tantos bandidos e ladrões possam estar à solta nas ruas impunimente”, afirmou.

Na RMVale, manifestações também aconteceram em Taubaté, onde a concentração ocorreu por volta das 4h na Praça Santa Terezinha, região central do município. Nesse horário, havia aproximadamente 100 manifestantes no local, segundo apurou a reportagem.

manifestacao_taubate_foto_bruno_castilho

Protesto em Taubaté neste sábado pela prisão em 2ª instância

Bruno Castilho/Meon

STF derruba prisão após 2ª instância

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira (7) derrubar a possibilidade de prisão em segunda instância, medida considerada um dos pilares da Operação Lava Jato. Em um julgamento que se estendeu por quatro dias e cinco sessões plenárias, a Corte entendeu que um condenado tem o direito de aguardar em liberdade a decisão definitiva da Justiça até o fim de todos os recursos.

Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indicam que 4.895 presos podem ser beneficiados pela decisão da Corte. O mais ilustre deles é do ex-presidente Lula, que foi condenado no âmbito da Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do "triplex do Guarujá".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.