Por Mara Cirino Em RMVale

Litoral recebe 700 PMs e 200 guarda-vidas para a Operação Verão; serviço público também será reforçado

Sabesp e Bandeirante Energia anunciam ações para evitar desabastecimento na temporada

PM Litoral Norte Meon  Polícia Militar

Estrutura da Operação Verão 2019 foi divulgada nesta terça-feira 

Arquivo/Meon

A Operação Verão terá início a partir do dia 19 com a chegada de pelo menos 700 policiais militares, 200 guarda-vidas e 28 policiais rodoviários estaduais para atuarem nas cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela. Também haverá reforço das equipes de abastecimento de água e energia para evitar problemas, em especial na virada do ano quando a região deve receber mais de 2,5 milhões de turistas.

O maior contingente da Polícia Militar será para Caraguatatuba, a maior cidade do Litoral Norte, que recebe 214 homens, seguida de Ubatuba, com 175, São Sebastião com mais 126 e Ilhabela em torno de 90, além do efetivo da região.

De acordo com o comandante do 20º Batalhão da PM, tenente coronel Cesar Eduardo Ferreira, também devem chegar 100 viaturas que ficam no litoral até o dia 8 de fevereiro, quando termina o Carnaval. Também são esperados dois helicópteros Águia, sendo que um terá como base Ubatuba para apoio ao Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) e demais ocorrências.

O GBMar recebe 112 guarda-vidas do Estado e 92 dos municípios para a cobertura das praias mais procurados e mais perigosas. O comandante do grupamento, capitão João Batista Rapaci conta que na operação de 2017/2018 foram realizados 778 salvamentos e registrado cinco óbitos “Nossa meta é de zero salvamento para essa temporada, por isso é importante o turista seguir as orientações, evitar as correntezas e locais demarcados pelos nossos bombeiros”.

Para fiscalização nas rodovias estaduais dentro de Caraguatatuba e Ubatuba serão mais 28 homens na Tamoios (SP-99), Oswaldo Cruz (SP-125) e Rio-Santos (SP-55). O comandante do 3º Pelotão, tenente Paulo Henrique Monteiro, destaca que as principais infrações a serem combatidas são motocicletas irregulares, falta de cinto de segurança, ultrapassagem errada, velocidade em excesso e uso de bebida alcoólica. Pelo menos 12 bafômetros serão usados nessas vias.

As Defesas Civis também estão preparadas para a temporada de verão. No dia 1º de dezembro teve início o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) onde as equipes e secretarias ficam em alertam para ocorrências de alagamentos ou desmoronamento de encostas.
O coordenador de São Sebastião, Ricardo dos Santos, conta que houve reforço e treinamento das equipes, que o município recebeu sete botes para chegar em áreas alagadas e conta com 80 voluntários.

Já o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Eugênio de Campos Junior, também responsável pela Defesa Civil de Caraguatatuba, explica que embora as equipes trabalhem 12h por dia estão de sobreaviso até o dia 31 de março para qualquer emergência.

Operação Verão anuncia reforço de PMs e de Guardas Vidas no Litoral Norte -

Bandeirante Energia mostra como vai atuar durante Operação Verão 

Mara Cirino/Meon

Energia
A EDP, empresa responsável pela concessão de energia em São Sebastião e Caraguatatuba lançou, nesta quarta-feira (5), a Operação Verão 2018/2019. O diretor geral da empresa, Marney Antunes, explicou que foram investidos R$ 16 milhões para evitar que as cidades tenham problemas com energia, em especial na virada do ano.

“Nossa rede está preparada para receber sobrecarga de até três vezes mais que a normalidade”. Para isso, ele explica que há acompanhamento on line que possibilita remanejamento de energia, de forma imperceptível para o usuário.

Segundo Antunes, as principais ocorrências de falta de energia no Litoral Norte são por descarga atmosférica e árvores em encostam na fiação. “Trabalhamos para que o atendimento seja o mais breve possível e nosso tempo médio de resposta é de 1h30”, conclui.

Água
A Sabesp, empresa responsável pelo saneamento básico no Litoral Norte, deve entregar, ainda neste ano, as obras do Guaxinduba (Caraguatatuba), Araçá (São Sebastião) e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ilhabela. A meta é garantir uma temporada sem problemas de saneamento com a operação de 40 sistemas, segundo informações o superintendente regional, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro. “Desde o início deste ano temos feito reforços nos nossos sistemas”.

Em outubro foi entregue a Estação de Tratamento de Água (ETA) Maranduba, na região sul de em Ubatuba. O equipamento vai beneficiar em torno de 60 mil pessoas dos bairros Maranduba, Sertão da Quina, Lagoinha e adjacências.

Para fazer com, principalmente turistas, façam as ligações á rede da Sabesp, novas campanhas e ações com as prefeituras, por meio das Vigilâncias Sanitárias, devem ser realizadas no período da temporada, quando a maior parte das casas de veraneios é ocupada.
Coforme a Sabesp, hoje Caraguatatuba conta com 97% de rede de água pronta e 85% de rede de esgoto, São Sebastião 89% e 76%, respectivamente, Ilhabela 91% e 52% e Ubatuba com 93% e 52%, devendo chegar a 70% da rede de esgoto.

Operação Verão anuncia reforço de PMs e de Guardas Vidas no Litoral Norte -

Bandeirante Energia mostra como vai atuar durante Operação Verão 

Mara Cirino/Meon

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mara Cirino, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.