Por Meon Em RMVale

Jubartes são vistas perto de balsas na travessia São Sebastião-Ilhabela

Ao todo 16 baleias foram avistadas na costa do Litoral Norte neste sábado

*Atualizado às 12h43

Neste sábado(22), 16 baleias jubarte foram avistadas entre Ilhabela e São Sebastião. Algumas delas foram fotografadas passando perto das balsas.

De acordo com o projeto Baleia à Vista, nove baleias foram flagradas fora do canal entre a ilha e o continente. Já as outras sete estavam navegando pelo canal próximo a travessia de balsas. A passagem dos 16 animais pela região foi registrada entre as 10h30 e 14h.

Ainda segundo informações do projeto, pela proximidade com as embarcações, foi dado o alerta pelo rádio e duas balsas teriam desviado o percurso para evitar a colisão com as baleias.

Julio Cardoso, fundador do Baleia à Vista, explica que esta época do ano é período de migração das jubartes e que elas estão passando cada vez mais próximas ao continente.

“Ate três anos atrás passavam longe da costa, de 2016 pra cá estão passando cada vez mais perto. Uma possibilidade a ser estudada é que, como a população de baleias aumentou depois que terminou a caça há 30 anos atrás, elas estão buscando novos territórios”, afirma Julio.

Por nota, a Dersa, administradora das balsas, informou que a travessia São Sebastião-Ilhabela opera normalmente. Informou também que os funcionários receberam as devidas orientações de como proceder em caso de aparecimento de baleias para não comprometer a segurança do animal e dos passageiros.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.