Por Meon Em RMVale

Jovem de 23 anos morre dentro de faculdade em São José após passar mal

Família e amigos reclamam de suposta negligência da instituição

barbara_eugenia_1

Bárbara Eugênia Santos de Paula

Reprodução/Facebook

A estudante Bárbara Eugênia Santos de Paula, de 23 anos, morreu na noite da última terça-feira (8), após passar mal próximo a cantina da Faculdade INPG, em São José dos Campos. Ela era aluna do 1º semestre do curso de Recursos Humanos e, segundo família e amigos, ela teria engasgado durante o intervalo e a instituição não teria prestado nenhum tipo de socorro à vítima.
Já a Faculdade INPG afirma que ela teria sofrido um problema cardíaco.  

Leia MaisConfira as 234 vagas disponíveis nos PAT's da região nesta quinta-feiraConfira as 234 vagas disponíveis nos PAT's da região nesta quinta-feiraQuadrilha que planejava roubar casa de empresário em Caraguá é presa

A tia da vítima, Toninha Santos, contou ao Meon que a sobrinha desmaiou durante um lanche na faculdade. Amigos e colegas que estavam próximos teriam ligado para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ao perceberem que a jovem não respirava. Ela afirma que a instituição não possuía um enfermeiro para os primeiros socorros.

“Ela engasgou e desmaiou na hora do intervalo, os colegas começaram a gritar por socorro. Os diretores e coordenadores da faculdade não ligaram para o Samu, foram os alunos que acionaram o resgate. Se tivesse algum enfermeiro ou socorrista na faculdade acredito que teria feito algo, minha sobrinha teria tido uma oportunidade de viver.”

Uma aluna de administração, que prefere não se identificar, ajudou no resgate e foi uma das pessoas que acionou o Samu assim que viu a colega caída no chão. A jovem contou que, ao chegar à cantina, falou com a vítima minutos antes do desmaio.

“Falei com a Bárbara, pois fui no terceiro andar tomar um lanche, ela estava com a cabeça baixa, mas não percebi que ela estava passando mal, não demorou muito para ela cair no chão. Um amigo que estava perto começou a gritar por ajuda. Eu liguei primeiro para polícia e logo em seguida para o Samu. Algumas pessoas mediram o batimento cardíaco dela e ainda estava viva. Uma professora ficou o tempo todo ao nosso lado chamando alguém da diretoria para ajudar e a direção disse que não tinha enfermeiro na faculdade.”

A aluna conta que o resgate demorou cerca de 40 minutos para chegar. Ela registrou as ligações e após 20 minutos de espera retornou para a corporação questionando onde o resgate estava. A primeira ligação foi às 20h30, o resgate chegou ao local por volta das 21h05. 

“Reanimação ninguém tentou fazer porque ninguém sabia os procedimentos, então esperamos o Samu, que demorou quase 40 minutos. Poderia ser outro aluno, vidas seriam perdidas por irresponsabilidade da instituição. Eles estavam despreparados pra isso, devem repensar sobre nossa segurança.”

A jovem foi encaminhada para o pronto socorro da Vila Industrial para reanimação, porém não resistiu. Bárbara foi velada no início da tarde desta quarta-feira (9), no Cemitério Maria Peregrina, zona norte da cidade.

O Meon tentou com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel) de São José dos Campos mas não obteve resposta. 


Outro lado

A Faculdade INPG informou que a causa da morte da estudante foi um problema cardíaco. Em nota publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (9), a instituição informou que "imediatamente o Samu foi acionado e a coordenaçao acadêmica e administrativa foi avisada, dirigindo-se imediatamente ao local" e que "a coordenação acadêmica e administrativa permaneceu ao lado da aluna durante todo o tempo até a chegada do resgate".
O Meon tentou entrar em contato com a faculdade, para questionar a presença de um enfermeiro na unidade, mas a ligação não foi atendida.


Confira nota 

inpg_nota

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.