Por Mara Cirino Em RMVale

Instituto Argonauta solta no mar 6 pinguins reabilitados no Litoral Norte

Como no desenho Happy Feet, animais serão monitorados por transmissor via satélite

Instituto Argonauta solta no mar 6 pinguins reabilitados Foto Divulgação

Instituto Argonauta solta no mar 6 pinguins reabilitados

Divulgação/I.Argonauta

O Instituto Argonauta deve soltar, na manhã desta quarta-feira (19), seis pinguins de Magalhães (Spheniscus magellanicus), em Ubatuba. Os animais foram resgatados na Bacia de Santos e passaram por tratamento no Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD).

A soltura depende das condições do mar. Para que os animais tenham mais chances de sobrevivência, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de Cachoeira Paulista, colabora fornecendo imagens de satélite, que mostram a posição das correntes no Brasil,  permitindo definir melhor posicionamento para soltura, para que os pinguins tenham mais chances de deslocamento para o Sul. 

Cada pinguim recebeu um transmissor via satélite para que os institutos possam fazer o monitoramento. 

"É importante ter as condições climáticas ideais para realizar a soltura dessas aves em alto mar, para que elas possam fazer a viagem de volta a seu habitat, na Patagônia Argentina - de onde migram anualmente, trazidas pelas correntes marítimas em busca de alimento", afirmou o presidente do Instituto Argonauta, o oceanógrafo Hugo Gallo. 

Para formar o grupo a ser solto, três animais foram encaminhados pelo Instituto Gremar do Guarujá, um do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPEC) e dois foram resgatados pelo Instituto Argonauta. 

As três instituições executam o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental das atividades da Petrobras no Polo Pré-sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama e coordenada pela Univali.

Depois do período de recuperação nos Centros de Reabilitação, elas serão liberadas na natureza.

O Instituto Argonauta, que reabilita pinguins desde sua criação em 1998, orienta que ao encontrar um animal marinho debilitado, o ideal é não se aproximar, pois, dependendo da espécie, o mesmo pode se tornar agressivo caso se sinta ameaçado. 

Para ajudar nesse trabalho de encalhes de aves, mamíferos ou tartarugas marinhas os telefones de contato são o 0800-6423341, (12) 3833-4863, 3834-1382 (Argonauta) ou (12) 3833-5753 (Aquário de Ubatuba). Tem ainda o WhatsApp (12) 99705-6506.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mara Cirino, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.