arco_da_inovacao_claudio_vieira_pmsjc

Felicio Ramuth (PSDB) visitou o canteiro de obras na semana passada

Reprodução/PMSJC

O prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB), afirmou na última semana em seu Facebook que pretende finalizar até dezembro as obras do Arco da Inovação, a ponte estaiada localizada na região oeste. O chefe do executivo municipal visitou o canteiro de obras que iniciou nesta semana a etapa de cimbramento, processo que consiste na montagem de estruturas para segurar o concreto fresco até que ele seque e possa se sustentar sozinho.

Inicialmente, a prefeitura havia prometido a entrega do Arco da Inovação para este mês (agosto de 2019), porém, o prefeito confirmou que a obra deve ser concluída até 31 de dezembro deste ano. Em nota, a Secretaria de Obras informou que o atraso no cronograma se deu por “Chuvas, adequações no projeto e ações na Justiça”. Em fevereiro deste ano as obras chegaram a ficar paralisadas por 11 dias.

Nos vídeos postados em suas redes sociais, Felicio destaca a altura dos pilares que suportarão as hastes da estrutura. Atualmente a estrutura de concreto montada tem 25 metros de altura, o guindaste utilizado na obra tem 40 metros enquanto o arco finalizado terá 100 metros – a obra está com 25% da altura final.

A obra avança para a próxima fase quando for iniciada a instalação dos cabos chamados de estais. A secretaria de obras não informou a previsão para o início desta etapa. As outras duas fases são o fechamento do arco e entrega da obra.

           

Mudança no trânsito

Por conta da etapa de cimbramento, uma faixa de rolamento da avenida Jorge Zarur, entre o shopping Colinas e o Hipermercado Extra, no sentido Dutra, será para montagem de estruturas. Por conta disso, o trecho, que possui quatro faixas de rolamento, ficará com três até o término dos serviços.

Também foi iniciado neste semana o lançamento de vigas no vão número 9 do trecho que ligará as avenidas São João e Jorge Zarur, ao lado do hipermercado Extra. Já foram fechados quatro vãos, cada um comporta oito vigas pré-moldadas de 16 toneladas cada uma.