Por Meon Em RMVale

Ilhabela vai proibir caminhões aos fins de semana e feriados

Intenção é reduzir filas na travessia da balsa durante alto fluxo de veículos

balsa_ilhabela_7

Caminhões leves e de serviços públicos estarão liberados

Reprodução/Arquivo

A Prefeitura de Ilhabela vai restringir o acesso de caminhões pesados no arquipélago durante os fins de semana e feriados. A medida consta de um decreto assinado pela prefeita Maria das Graças (PSD), a Gracinha, na última quinta-feira (8). A decisão entra em vigor após 30 dias de sua publicação no Diário Oficial do município.

A intenção é normatizar a entrada de veículos pesados em períodos de grande movimento de turistas e visitantes na cidade. Segundo a prefeitura, a iniciativa foi tomada em função da proximidade da temporada de verão, quando ocorre a formação de grandes filas de veículos na balsa em São Sebastião. O motorista que desobedecer à regra estará sujeito a multa, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

Caminhões pesados ficarão impedidos de entrar no município a partir de meia-noite de sexta-feira até as 23h59 de domingo. Essa será a mesma regra durante os feriados. É importante frisar que veículos de carga, os chamados VUC’s estarão liberados desde que não excedam a largura máxima de 2,20 m e comprimento de 6,30 m, e a carga total de três toneladas.

Leia MaisCaraguá pode abrir concurso com 100 vagas na área da educação em 2020Vencedor do The Voice Brasil cita ‘Lula Livre’ e tem show interrompido em IlhabelaFamília de Ubatuba consegue liberação para plantar e produzir medicamento à base da maconha

O decreto também não se aplicada aos veículos das Forças Armadas, das policias Civil, Militar e Federal, do Corpo de Bombeiros, além de caminhões de serviços essenciais como energia elétrica, água, ambulância e transporte de pacientes.

Para o presidente da ACI (Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela), Rafael Oliveira Moraes, a medida não deve gerar impacto negativo porque as empresas terão, segundo ele, apenas que se adequarem à distribuição de materiais e insumos.

“Há dois anos que o município vem estudando os efeitos desse decreto. Será necessário apenas que as transportadoras façam um estudo de logística para o abastecimento do município. Nos finais de semana já existe uma queda do fluxo de caminhões grandes na cidade, é uma questão de adaptação. O objetivo é dar melhor fluidez para o morador e turista”, avaliou.

Ainda de acordo com o presidente da ACI, em contrapartida a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), responsável pela travessia de balsa no Litoral Norte, terá que dar um certo tipo de preferência aos caminhões pesados durante a semana, para que fiquem menos tempo na balsa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.