Por Meon Em RMVale

Hotéis de alto padrão têm grande procura de romeiros que desejam mais conforto

O aumento é de até 35% por conta das celebrações no Santuário de Apareci

hoteis_de_alto_padrao

Ao todo, a rede hoteleira é composta por 1400 leitos distribuídos pelo município

Divulgação/Reprodução

Hotéis de Pindamonhangaba registram aumento de até 35% por conta dos romeiros que seguem para as celebrações de 12 de outubro, no Santuário de Aparecida. Esse dado é do Departamento de Turismo que confirma o movimento hoteleiro com a capacidade total durante os dias antecedentes ao feriado. Há procura tanto por quem quer um pouso mais simples como por quem quer mais de conforto.

A rede hoteleira possui 1400 leitos, distribuídos entre pousadas com preços populares a estabelecimentos considerados 3 estrelas com tarifas que chegam a R$ 350,00. Embora estejam distantes do Caminho da Fé e apresentem preços mais elevados, os hotéis de categoria executiva são atraentes pela qualidade que oferecem. A diretora de turismo Ana Lúcia Gomes conta que esses são procurados, principalmente, por grupos que chegam de ônibus. “Isso facilita que os grupos se desloquem para pontos longe da Dutra ou da rota da fé”.

Segundo o diretor do Sinhores (Sindicato dos Hoteis de Aparecida e Vale Histórico) Valdecir Henrique Camargo, Pindamonhangaba sempre foi uma alternativa de hospedagem para uma classe A e B por conta dos bons hotéis que possui. “Antes não havia, em Aparecida, hospedagem de alto padrão. Hoje, a cidade possui, mas Pindamonhangaba continua sendo uma referência devido ao turismo de negócios bem estruturado”.

O gerente geral de um hotel de rede, Oscar Brandão acredita que a escolha dos romeiros se deva, justamente, pelo reconhecimento dos serviços prestados. “Como fazemos parte de um grupo hoteleiro, apresentamos uma característica diferenciada, o que nos torna mais atrativos”. Segundo Brandão, o público romeiro difere-se do perfil habitual, que é formado por executivos. “Quem passa por aqui, nesses dias, são famílias e amigos que têm um objetivo diferente. Eles consomem pouco, porque querem seguir viagem”.

A passagem dos peregrinos altera bastante a rotina dos hotéis. Chegam muito cansados, necessitam de refeição na própria hospedagem e, acordam muito cedo, por volta das 4h. Isso exige uma adaptação nos horários de restaurante e café da manhã, flexibilização de cardápios e até oferta de serviços de massagens.

O hotel em que a gerente Tassiela Souza Lima trabalha, recebeu 360 romeiros entre os dias 9 e 11, a maioria deles, a pé. “Procuramos oferecer o melhor serviço possível de forma que eles se recuperem para o dia seguinte. Além disso, somos a última opção mais confortável para aqueles que peregrinam, pela rodovia Presidente Dutra, antes de Aparecida”.

Apesar da diferença de preço, que pode chegar a mais de 200% em relação às pousadas mais populares oferecidas pelo Caminho da Fé, os hotéis de alto padrão são bem procurados pelas romarias. Quem busca por essas hospedagens acredita que o diferencial oferecido também colabora para o restabelecimento físico. “A piscina ajuda a relaxar e eu gosto de aproveitar essa oportunidade, afinal, amanhã é o último dia de caminhada”, afirma Túlio César

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.