Por Meon Em RMVale

'Guardiões' de bikes compartilhadas tentam evitar vandalismo em S. José

Ocorrências estão aumentando na cidade

yellow_bike

Mesmo com GPS e cadeado, bicicletas continuam sendo alvo de criminosos

Reprodução

Muitas imagens de bicicletas compartilhadas depredadas começaram a circular nas redes sociais nesta semana. Uma bike foi vista a venda. Desde que as bikes chegaram em São José dos Campos, em outubro do ano passado, algumas ocorrências de vandalismo estão sendo registradas. 

De acordo com as redes de compartilhamento de bikes, o problema ocorre em todas as cidades que o app está em uso.

Leia MaisEm menos de uma semana, duas bicicletas compartilhadas são alvo de vândalos em São JoséTradicional passeio ciclístico joseense anuncia data da 20ª ediçãoVândalos 'depenam' bicicleta compartilhada em São José

A frota da rede Yellow possui “guardiões” para evitar esse tipo de problema. Eles circulam pelas ruas das cidades acompanhando a operação, instruindo a população, remanejando as bikes quando necessário e até retirando-as para manutenção.

De acordo com a Serttel, 14 ocorrências foram registradas no sistema Samba. A empresa possui uma equipe, que fica 24 horas de prontidão, junto com o COI (Centro de Operações Integradas), vendo se acontece algo fora do normal entre os trajetos das bikes.

Todas as bicicletas do sistema de compartilhamento da cidade possuem GPS e são travadas por um cadeado, quando alguém tenta furtá-las, é disparado um alarme sonoro na hora. Nesse mesmo momento é enviada uma informação para a central que identifica que uma bicicleta travada está em movimento. Além do cadeado, cada peça da bicicleta é de uso exclusivo, ou seja, pneus, bancos, freios, não se encaixam em outra bike.

Nota Yellow

"A bicicleta no bairro Monte Castelo foi recolhida pela Yellow nesta terça-feira(8) quando a empresa recebeu a denúncia. Ela está na oficina passando pelos reparos necessários e logo será devolvida à operação. A empresa ainda lembra que, para evitar casos como estes, as suas bicicletas foram desenvolvidas com peças exclusivas, que não se adaptam a outros modelos. Além disso, todas as bicicletas Yellow são rastreadas por sistema GPS - o que já evitou episódios indesejados e ainda levou à recuperação de bicicletas e à apreensão de pessoas envolvidas nesses casos. A empresa toma conhecimento destes casos por meio dos guardiões - sua equipe de rua, destinada ao monitoramento e organização das operações - ou por meio de denúncias feitas pelos próprios usuários, tanto no aplicativo como à polícia, com a qual a Yellow atua em parceria. A população aderiu muito bem à Yellow em São José dos Campos e o número de corridas na cidade cresce semanalmente”. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.