Por Meon Em RMVale

Guardas de Taubaté recebem treinamento de rapel para atuar em conjunto com a Defesa Civil

Atividade será realizada com o Grupo de Intervenção Rápida, que atua em penitenciárias do Estado

Oficiais da Guarda Civil Municipal de Taubaté passarão por treinamento com o GIR (Grupo de Intervenção Rápida) na manhã desta quarta-feira.
Ao todo, cerca de 30 guardas devem participar da atividade que vai acontecer no Parque do Itaim.

Leia MaisNova lei permite entrada de consumidor com alimentos e bebidas em cinemas e estádio de Taubaté‘Potter Weekend’ leva jogos e exposição a shopping de TaubatéInternautas criam campanha para doação de sangue para mulher esfaqueada em Taubaté


O GIR é um grupo que atua em penitenciárias do Estado. Os integrantes passam por treinamento semelhante aos das forças especiais da polícia. Atualmente, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) possui dez grupos nas unidades prisionais.

O curso deve ter duração de cinco horas e serão passadas treinamentos com técnicas de rapel. De acordo com Elliot Cassimiro, inspetor da GCM de Taubaté, este não é o primeiro treinamento da guarda com o GIR. "Nós já tivemos cursos de técnicas de abordagem, imobilização, algemação e condução de suspeitos aos distritos policiais", disse.

A intenção é estreitar as relações entre as duas instituições e também capacitar os guardas em operações feitas em conjunto com a Defesa Civil. "Essa instrução de rapel servirá para que esses guardas atuem em situações mais extremas, como resgate em caso de deslizamento, por exemplo", afirmou Cassimiro.

O plano da GCM é ampliar a atuação na cidade, não resumindo apenas à atuação patrimonial. "Nós contamos com viaturas para apoio ambiental, como apreensão de animais por exemplo. Em breve, também vamos começar a atuar também para ajudar mulheres pela Lei Maria da Penha", completou o inspetor.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.