Por Meon Em RMVale

Greve interrompe aulas e suspende serviços públicos na RMVale

Transporte intermunicipal e universidade são afetados pela paralisação

201742_passagem_intermunicipal_onibus_emtu

EMTU anuncia alteração no transporte entre as cidades da região  

Arquivo/Meon 

A greve dos caminhoneiros afeta não só o abastecimento de combustível. Nesta quinta-feira (24), o quarto dia de paralisação já reflete alterações no setor de transporte, educação, indústria e suspendeu outros setores públicos em diversas cidades da RMVale.

Em nota oficial, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), empresa responsável pelo transporte coletivo intermunicipal na região, informou que orientou as concessionárias a priorizar a operação nos horários de pico e nas linhas onde há maior número de passageiros transportados.

Além do transporte intermunicipal, também ocorreram alterações nos coletivos que circulam dentro das cidades da região e nos ônibus fretados, que fazem o transporte de trabalhadores de indústrias da região. 

Em nota divulgada nesta quinta-feira (24/05), o Sinfrevale (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiro do Vale do Paraíba) informou que as empresas de ônibus estão enfrentando problemas no abastecimento da sua frota na região e que, apesar dos esforços na tentativa de manter a regularidade das operações, caso a greve se estenda, os serviços poderão ser paralisados.

O setor de alimentos foi afetado e os preços dispararam nos supermercados da região.

Taubaté
Em Taubaté, a Unitau (Universidade de Taubaté) informou, na tarde desta quinta-feira, que suspendeu as atividades docentes, acadêmicas e técnico-administrativas no período noturno e o expediente integral nos dias 25 e 26 de maio em todas as unidades da Universidade, Campus de Taubaté e de Ubatuba, e na Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi.

Ainda sobre o setor de educação, a prefeitura informou que as aulas da Rede Municipal de Ensino nesta sexta-feira (25) e as atividades do programa Família na Escola no sábado (26) estão suspensas. O cronograma de atividades para a próxima semana será avaliado conforme os desdobramentos da greve. Os dias suspensos serão repostos em datas a serem definidas pela Secretaria de Educação.

Ainda segundo a administração, a coleta de resíduos hospitalares está suspensa no município em função da paralisação nas estradas da região. Hospitais, clínicas e demais estabelecimentos devem procurar acondicionar os resíduos de forma adequada até a normalização da coleta.

Jacareí
Segundo a prefeitura, os ônibus irão praticar o horário de domingo, com reforço nos horários de pico e linhas mais movimentadas. A Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas não foram suspensas nas unidades escolares. Com relação ao transporte escolar, as atividades foram paralisadas nesta quinta-feira, visando a segurança das crianças.

Pindamonhangaba
Em Pinda, haverá suspensão das aulas em todas as unidades educacionais municipais (escolas, creches e núcleos de educação) nos dias 25 e 28 de maio.

Na Saúde, o Pronto-Socorro, o PA de Moreira César, o laboratório, as unidades de saúde e demais serviços estão funcionando normalmente. Entretanto, o transporte de pacientes está suspenso temporariamente, exceto para casos de emergência e tratamento de oncologia e hemodiálise. 

Os serviços de transporte público estão funcionando de forma reduzida, similar ao que acontece aos domingos, para poupar combustível.

 Potim

Na cidade de Potim haverá suspensão por tempo indeterminado do fornecimento de veículos para transporte de passageiros da saúde, exceto para casos de pacientes de oncologia e hemodiálise. Para pessoas que tem possibilidade de locomoção com veículo próprio os procedimentos serão mantidos. Segundo a diretoria de Educação as aulas estão mantidas. Será interrompido o transporte para o Curso técnico noturno do COTECA, José Felix período noturno e APAE a partir deste quinta-feira (24).

O Serviço de Coleta de lixo continua normalmente.

Caraguatatuba

De acordo com a prefeitura, o ‘Festival da Diversidade Cultural Caiçara’ foi cancelado e será remarcado para uma nova data. Devido à falta de combustível as atrações de outras cidades não poderão comparecer. Assim como grande parte do público, que também sofre com falta de distribuição do combustível. Os demais eventos seguem com a programação inalterada.

Greve 

A Abcam (Associação Brasileira dos Caminhoneiros) informou na manhã desta quinta-feira que a paralisação da categoria só terminará quando a redução de impostos dos combustíveis for publicada no Diário Oficial da União.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.