Por Meon Em RMVale

Governo lança cartilha para torcedores que vão à Copa na Rússia

Guia lista o que é permitido no país e como agir em emergências

torcedores

Torcedores devem ficar atentos às orientações para evitar gafes 

Redação

O governo federal lançou nesta quinta-feira (7) um guia para os torcedores brasileiros que vão acompanhar a Copa do Mundo na Rússia. A cartilha, elaborada pelos Ministérios do Esporte e das Relações Exteriores, possui 134 páginas e traz informações sobre documentos necessários durante a viagem, idioma, fuso-horário, clima e moeda do país.

Um dos pontos mais polêmicos da cartilha é sobre as manifestações de afeto em público. De acordo com o manual, “recomenda-se à comunidade LGBT evitar demonstrações homoafetivas em ambientes públicos, que podem ser consideradas ‘propaganda de relações sexuais não tradicionais feitas a menores’ e enquadradas em lei (junho de 2016) que prevê multa e deportação.”

O livreto também traz como dica evitar se manifestar publicamente sobre temas políticos, ideológicos, sociais e de orientação sexual e usar bandeiras estrangeiras em praças e edifícios públicos.

Idioma

Na cartilha, o torcedor também pode encontrar dicas sobre o alfabeto cirílico, que é usado na Rússia. Frases úteis, como “eu não falo russo” e “onde fica o consulado brasileiro” e suas traduções também estão no livreto.

Ao todo, foram impressos 3.000 exemplares do guia que serão distribuídos em voos com destino à Rússia. O torcedor também pode encontrar a versão em PDF nos sites do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério do Esporte.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.