Por Meon Em RMVale

Governo de SP abre licitação do trem Intercidades até 2021, afirmou o vice-governador em passagem por São José

Rodrigo Garcia disse ainda que o Estado busca mais voos para o aeroporto da cidade

dsc0689

Vice-governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia

SamuelStrazzer/Meon

A licitação do  trem intercidades deve ser aberta em no máximo dois anos, segundo afirmou o vice-governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, durante um evento em São José dos Campos, na tarde desta segunda-feira (15). Ele também disse que o governo está negociando a ampliação de voos no aeroporto da cidade.

“Estamos negociando a concessão de parte da malha ferroviária do Governo Federal para que, no contrato que será assinado no meio deste ano, já preveja o transporte de passageiros. A partir disso, o Estado inicia os seus estudos para que possa, no final de 2020 ou 2021, transformar em realidade o trem aqui em São José dos Campos”, afirmou Garcia. Ele participou de um almoço promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais) Vale do Paraíba.

Leia MaisEmbraer tem novas vagas de estágio para nível superior em São JoséEmbraer tem novas vagas de estágio para nível superior em São JoséCrescer ou desaparecer. Qual o futuro das empresas do setor aeronáutico após fusão da Embraer-Boeing?

Participaram do evento os deputados estaduais Letícia Aguiar (PSL) e Sérgio Victor (NOVO), os prefeitos Izaias Santana (PSDB), de Jacareí; Felipe Augusto (PSDB), de São Sebastião; e Frederico Guidoni (PSDB), de Campos do Jordão além do vice-prefeito de São José dos Campos, Ricardo Nakagawa, e do comandante do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Sadi Fernando Stamborowski, entre outras autoridades.

No almoço, Rodrigo Garcia conduziu uma palestra sobre “Oportunidades de novos negócios e crescimento no Estado de São Paulo”. O vice-governador expôs a situação financeira do Governo do Estado divulgando alguns dados e explicando particularidades da gestão de João Dória (PSDB). De acordo com o vice-governador, dos R$ 230 bilhões arrecadados pelo Governo, cerca de 93% é destinado aos gastos e 6,95% é empregado em melhorias e investimentos – aproximadamente R$ 16 bilhões.

Dentre os investimentos e novidades, o governo está buscando novas parcerias para a ampliação do sistema aeroviário com o aumento de voos nos aeroportos, inclusive em São José dos Campos. “Estamos conversando e negociando. O que depender do Estado, vamos aumentar a quantidade e qualidade dos voos”, afirmou o Rodrigo Garcia.

Ainda sobre o trem intercidades, o vice-governador explicou que o projeto de ligação com o interior começará pela cidade de Campinas ainda este ano. Disse também que há uma negociação em andamento com o Governo Federal sobre a concessão de parte da malha ferroviária já existente. A intenção é que o Estado utilize a ferrovia também para o transporte de passageiros.

 O vice-governador comentou também sobre a posição do Estado referente a fusão entre Embraer e Boeing.  “Queremos caracterizá-la [nova empresa resultado da joint venture] como uma empresa do Estado para que a gente possa dar incentivo, não necessariamente fiscal, mas na área de mão de obra e qualificação. Estamos apoiando e achamos que a fusão trará novos empregos para a região do Vale do Paraíba”, afirmou o vice-governador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.