Por Meon Em RMVale

Frei David, da ONG Educafro, entrega carta de reivindicações ao ITA

Presidente da entidade falou ao Meon sobre implantação da cota para negros no ITA

Frei David Raimundo dos Santos, presidente da ONG Educafro (Educação e Cidadania de Afro-descendentes e Carentes), se reúne nesta quarta-feira (15) com representantes do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos, para discutir a implementação das cotas e pedir reabertura do prazo para pedido de isenção da taxa do vestibular.

O ITA anunciou em julho que adotou o sistema de cotas para candidatos negros no vestibular para o ano letivo de 2019. O anúncio foi feito dias antes da abertura do processo seletivo, quando o prazo para pedido  de isenção da taxa já havia encerrado.

Das 110 vagas oferecidas pela instituição, 22 serão reservadas para estudantes negros aprovados no processo de seleção --o que corresponde a 20% do total.  Segundo a instituição, a reserva será garantida na segunda fase do processo seletivo. 

O ITA também vai criar comissão para avaliação étnica visando evitar fraudes.

Antes da reunião, Frei David passou na Redação do Meon e falou sobre a conquista para os estudantes negros. 

O Centro Educacional Santos Dumont, responsável pelo CASD Vestibulares e o Casdinho, informou que aredita na ideia de que a determinação de cotas para o vestibular do ITA é positiva.

"Como instituição que busca democratizar o acesso a oportunidades em educação para mais de 700 jovens de baixa renda do Vale do Paraíba todos os anos, as políticas de ações afirmativas é sim algo que vemos com bons olhos", disse o presidente do centro, Luiz Schiaveto.

Segundo ele, o último processo seletivo (2017 para entrada em 2018), o Centro Educacional Santos Dumont destina parte das vagas a jovens negros, índios, pardos. "A porcentagem foi de 18% das vagas. Em nosso processo seletivo para entrada em 2019, 25% das vagas serão destinadas a tal política", disse Luiz Schiaveto.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.