Por Conteúdo Estadão Em RMVale

Fracionamento de vacina contra a febre amarela começa em fevereiro em SP

Meta é vacinar toda a população do Estado; doses integrais serão reservadas para áreas de maior risco de transmissão, como próximas da mata

Ministério da Saúde anunciou ainda a ampliação das áreas onde a vacinação contra febre amarela deverá ser feita Foto: Estadão

Ministério da Saúde anunciou ampliação das áreas de vacinação

Estadão

As doses fracionadas da vacina contra a febre amarela para a imunização de toda a população do Estado de São Paulo devem começar a ser aplicadas no próximo mês, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Desde janeiro do ano passado, foram contabilizados 29 casos autóctones da doença e 13 mortes no Estado.

"O que vai acontecer de diferente é o fracionamento a partir de fevereiro, que vai dar uma cobertura maior do que a que temos hoje. Mas a vacinação já estava sendo feita e não paramos de vacinar", afirma Marcos Boulos, coordenador de Controle de Doenças da secretaria.

Leia MaisJacareí amplia vacina contra febre amarela para áreas ruraisRM Vale terá imunização com vacina fracionada contra febre amarelaNúmero de mortes por febre amarela na Grande SP sobe para três

Segundo Boulos, o processo será feito em etapas, com a prioridade passando das áreas com maior risco de infecção, onde há a circulação do vírus, para as regiões onde a doença pode chegar, a exemplo da região da Serra do Mar. "Pessoas que vivem em regiões onde podem ocorrer casos, que têm o (mosquito) haemagogus e o macaco, serão vacinadas. Como tivemos casos de febre amarela no Rio e, muito provavelmente vai chegar aqui, temos de proteger as regiões receptivas. Onde não tem a emergência total vai ser a última a receber a vacina." Um exemplo deste último caso seria a região central da capital.

A confirmação da terceira morte por febre amarela na Grande São Paulo não vai alterar em nada a estratégia de prevenção da doença, afirmou o secretário de Estado da Saúde, David Uip. "A decisão de vacinar todo o Estado já havia sido tomada. Vamos seguir o plano", completou. Para garantir cobertura, serão aplicadas doses fracionadas em regiões consideradas de menos risco para a doença. Doses integrais serão reservadas para áreas de maior risco de transmissão, como as que estão próximas da mata.

A notícia das mortes, no entanto, poderá alterar a decisão previamente tomada pela secretaria de se abrir os parques estaduais, fechados por precaução desde outubro, quando foram identificadas mortes de macacos com suspeita de infecção pela doença. Inicialmente, a previsão era a de que eles reabririam neste mês. David Uip, no entanto, afirmou que uma reunião foi marcada para discutir novamente o assunto. "Vamos definir isso nos próximos dias", observou.

O calendário oficial do fracionamento da vacina deverá ser divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta terça feira. Além de São Paulo, deverão seguir a iniciativa os Estados da Bahia e Rio.

A aproximação de casos de febre amarela para áreas próximas da região metropolitana de São Paulo já era esperada, disse o secretário. "Tínhamos convicção de que isso iria acontecer. Estávamos monitorando a morte de primatas não humanos havia dois anos", contou.

Nesse acompanhamento, autoridades sanitárias viram casos antes concentrados em regiões de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto migrarem para locais próximos de Campinas, depois Jundiaí e, agora, Mairiporã. "A diferença é de que na região de São José, já havia previsão de vacinação. Uma parte da população já estava imunizada", conta. Em áreas mais próximas da região metropolitana, a cobertura vacinal é menor, justamente porque a região não era considerada de risco para a doença.

Diante do aumento da demanda para vacinação, a solução encontrada foi recorrer à vacina fracionada. Ela tem em sua composição um décimo do que é usado na vacina integral. A proteção para o indivíduo é a mesma. "O que varia é a duração dessa proteção. No caso da vacina integral, é para a vida toda. Estudos mostram que a vacina fracionada é de nove anos."

O maior desafio será a forma como a vacinação será realizada. O secretário de Saúde observou que 70% dos municípios paulistas têm menos de 30 mil habitantes e 75% da população vive em grandes municípios. "A logística tem de ser muito bem feita e o pessoal precisa estar treinado."

Prioridade

O Estado apurou que, além da população de maior risco, a vacina integral de febre amarela será dada em pessoas que vão viajar para locais onde é exigido o certificado de imunização. Tanto a vacina integral quanto a vacina fracionada seguirão a mesma lógica de aplicação, com doses e intervalos, já determinada pelo Ministério da Saúde, de acordo com a faixa etária.

Uip atribuiu o avanço da febre amarela no Estado a desequilíbrios ecológicos. "A cidade invadiu as matas, houve uma quebra e aí as contas a pagar."

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.