Por Meon Em RMVale

Filhotes de coruja abandonados em gaiola são resgatados em Pinda

Aves foram encontradas por morador do bairro Araretama nesta quinta-feira

Policiais ambientais da base de Taubaté recolheram três filhotes de coruja suindara, conhecida também como “coruja de igreja”, em Pindamonhangaba (SP), nesta quinta-feira (20). As aves, que tinham poucos dias de vida, foram encontradas dentro de uma gaiola por um morador do bairro Araretama.

Os policiais recolheram as corujas e encaminharam para uma instituição que vai tratar e, futuramente, reintegrar as aves à natureza.

Este é o terceiro registro de animais abandonados na região desde o início da semana. Nos três casos, o resgate foi feito pela Polícia Ambiental após colaboração de moradores.

Na terça-feira (18), também em Pinda, um cão foi abandonado com uma focinheira. Os policiais ambientais resgataram o animal e encaminharam para zoonose da cidade. No mesmo dia, um jabuti foi abandonado no centro de Taubaté e entregue na base da Polícia Ambiental por um morador da cidade que encontrou o animal.

Somente no ano de 2019, entre entregas voluntárias e apreensões, 927 animais foram recolhidos pela Polícia Militar Ambiental de Taubaté.

A maior apreensão ocorreu em fevereiro, quando 176 aves foram resgatadas pela patrulha rural em uma residência no Parque Meia Lua em Jacareí (SP), incluindo aves em extinção.

Entrega Voluntária

A Polícia Ambiental orienta que pessoas que criam animais nativos da fauna silvestre, sem autorização do órgão ambiental competente, podem realizar a entrega voluntária e não serão punidas pelo crime.

Se forem flagradas com o animal durante uma fiscalização, poderão ser multadas e responder criminal e administrativamente. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 190, da Polícia Militar.

As multas são de R$ 500 reais se não estiver ameaçada de extinção e R$ 5.000 por espécime apreendida, se estiver ameaçada de extinção, em alguns casos o valor ainda poderá dobrar.

Os animais podem ser entregues em qualquer unidade da Polícia Militar Ambiental, que serão encaminhados para o CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres, onde receberão os cuidados e devolvidos à natureza. 

Locais para Entrega no Vale do Paraíba

Polícia Ambiental – Taubaté
Endereço: Avenida Marechal Arthur da Costa e Silva, 1401
Tel. (12) 3608 2350

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.