Por Elaine Santos Em RMVale

Fila da balsa derruba 30% das reservas dos hotéis e pousadas da Ilha

Comerciantes reclamam de prejuízo e oferecem descontos para quem resolver ficar

ilhabela_17

Travessia de São Sebastião para Ilhabela chegou a 7h nesta sexta-feira 

Arquivo 

Já passa de 24 horas o problema com a travessia São Sebastião / Ilhabela, administrada pela Dersa, onde os motoristas chegam a ficar mais de 7 horas na fila da balsa. De acordo com a concessionária, o problema é devido ao excesso de veículos, já que a capacidade operacional de transporte é de até 205 carros por hora em cada sentido, Ilhabela e São Sebastião. No total, são quatro balsas operando. A quinta balsa, que atende a travessia, está inoperante com problemas mecânicos.

"Trabalho há 18 anos em Ilhabela, com dois restaurantes e duas pousadas. Essa situação que estamos vendo é recorrente, mas esse feriado foi o limite da tolerância com a Dersa. O prejuízo na Ilhabela é enorme. Eu tenho seis chalés cancelados e minhas cozinhas trabalham sem clientes. Quem está na Ilhabela sabe, parece um dia de semana comum, como há 10 anos não se via", conta o empresário Tuca 'Nova Iorqui'.

Segundo dados da Associação Comercial a expectativa para o feriado era de ultrapassar a marca de 90% de ocupação nas pousadas e hotéis da Ilha. As reservas chegaram a 86%, porém com o problema na travessia, mais de 30% foram canceladas  só nesta sexta-feira (12).

"É um sistema que está inoperante há muito tempo. Não temos esse problema só no feriado, temos todos os dias", afirma o presidente da Associação Comercial, Rafael Oliveira Moraes.  

balsa_ilha

Fila da balsa para travessia de São Sebastião/Ilhabela 

Arquivo 

"Desconto na diária, pagamento de estacionamento, translado de lanchas, foi o que muitas pousadas fizeram para não perder os clientes. Pior é escutar de quem consegue fazer a travessia que nunca mais vai voltar", afirma Moraes.

"Telefone não para de tocar com cancelamentos de passeios vendidos antecipados, quem vai pagar o prejuízo?", reclama em rede social o comerciante Marcos Cará, dono de agência de passeios na ilha.

Segundo dados da Associação Comercial, Ilhabela conta com 80 hotéis e pousadas associadas, que totalizam cerca de 9 mil leitos na rede hoteleira e 80 restaurantes, bares e lanchonetes.

Nas redes sociais, o secretário de turismo da cidade, Ricardo Fazzini responde os posts de reclamações de comerciantes prejudicados com a situação e acusa o governo de “sem compromisso com o município”.

"...De outro lado, um governo do estado sem compromisso, com todas as posturas assumidas não cumpridas. Por último disseram que iriam garantir esse feriado, que iremos ter lanchas no fim do ano, que teremos 7 balsas perfeitas em dezembro. Eu particularmente não acredito. Não confio mais", afirma o secretário, em outro post, Fazzini defende a privatização da travessia.

"Temos que ter, nós toda sociedade, a coragem de assumir essa travessia, ver se há dispositivo legal para isso e garantir um ‘Retorno Sobre Investimento’ de nossos empresários. Conheço essas dores, passo e passei por isso há 30 anos em Ilhabela. Temos como fazer isso agora, deixar de maneira decente e privatizar posteriormente para não onerar o município, tanto que esse planejamento está em nosso PPA (Plano Plurianual), mas encontramos barreiras legais que não nos permitiram até agora. Leis Autorizativas na ALESP, (Assembleia Legislativa do estado de São Paulo), atribuições do estado e município e uma batalha legal muito difícil".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elaine Santos, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.