ruas_alagadas_caragua_arquivo

As chuvas que atingiam Caraguatatuba e Ubatuba nos últimos dias deram uma trégua na madrugada desta sexta-feira (9). Mas, segundo o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), a previsão é de mais chuvas entre a tarde desta sexta até segunda-feira (12).

Em Caraguá, 20 famílias permanecem por tempo intederminado no alojamento improvisado pela prefeitura no Cemug (Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves). Elas moram em áreas de risco e tiveram as casas alagadas na noite de quarta-feira (7). A prefeitura não soube informar quantas famílias foram desalojadas e abrigadas por familiares.

Chuvas deixam praias do Litoral Norte cobertas de lixo; veja fotos

Com 23 quedas de barreira, Tamoios continua bloqueada nesta sexta

Nesta sexta, o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil monitoram as áreas de risco por conta do solo encharcado.  “Hoje a chuva diminuiu e não tivemos mais nenhum deslizamento na cidade. As ruas não estão mais alagadas e estamos fazendo uma grande limpeza nas ruas e praias. As áreas de risco continuam sendo monitoradas.” Afirma o coordenador da Defesa Civil, Eugênio de Campos Junior.

De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) o maior índice acumulado de chuvas nas últimas 24 horas foi na região da Região Norte com 219.06 mm. Na cidade chove há 40 dias sem parar.

Em apoio as famílias abrigadas, o Fundo Social arrecada doações de roupas, higiene pessol e limpeza. As doações podem ser entregues na Prefeitura da cidade. 

Em Ubatuba, os serviços municipais  voltam a funcionar normalmente nesta sexta-feira (9).  A administração municipal havia suspenso o transporte público para bairros da zona norte da cidade e os atendimentos nos postos de saúde, além de aulas em pelo menos sete escolas da cidade.

Segundo o Cptec, as chuvas devem voltar a atingir o Litoral Norte durante todo o final de semana.