Por Meon Em RMVale

Faltando 1 ano para Eleições 2020, partidos da RMVale já se preparam

Confira as principais mudanças para a disputa eleitoral do próximo ano

paco_municipal_sao_jose_dos_campos_pmsjc

Confira a movimentação dos partidos em São José, Taubaté, Jacareí e Pinda

Reprodução/PMSJC

Faltando exatamente um ano para as Eleições Municipais 2020, os partidos da RMVale já se preparam para o pleito. A disputa eleitoral do próximo ano é marcada por algumas mudanças importantes, dentre elas o fim da coligação partidária para a eleição de vereadores e o teto de gastos para campanhas.

Na quarta-feira (2), o projeto de lei que estabelece teto de gastos de campanha para as eleições municipais foi aprovado no plenário do senado. A lei foi sancionada pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PSL), nesta sexta-feira (4) – data limite para ter efeito sobre o pleito de 2020.

O valor limite para as campanhas tem como base os gastos das eleições de 2016 com a atualização dos valores de acordo com a inflação. Para os municípios com menos de 10 mil eleitores, os valores são fixos: R$ 108 mil para prefeitos e R$ 10,8 mil para vereadores. Em caso de segundo turno, o teto de gastos será de 40% do valor gasto no primeiro turno.

No geral, para os partidos da região, será necessário um esforço para se adaptar ao teto de gastos, mas a mudança que mais impactará o pleito é o fim das coligações.

       

São José dos Campos

Em São José dos Campos, os partidos que já atuam na cidade juntamente com o PSL – que entrará na disputa em 2020 – pretendem lançar chapa completa, ou seja, 32 candidatos a vereadores o que é o máximo permitido pela legislação na cidade. Pelo menos quatro nomes são cogitados para disputar a prefeitura com Felicio Ramuth (PSDB), que deverá concorrer a reeleição.  Alguns partidos ainda não definiram se irão ou não disputar o pleito majoritário.

O PSL aponta a deputada estadual Letícia Aguiar como principal nome para entrar na disputa pela prefeitura, mas ainda não há nada definido e outra pessoa pode ser indicada. Letícia já declarou que está pronta para disputar o pleito se for indicada. O partido disse ainda que irá lançar uma chapa completa de vereadores, todos que não estejam cumprindo mandato.

Já o PL (antigo PR) afirmou que cogita convidar a Coronel Eliane Nikoluk – ex-comandante da PM na RMVale e atual secretária de segurança de Jacareí – para ser candidata a prefeitura de São José. Nikoluk confirmou que recebeu o convite, mas está analisando a proposta muito calmamente por ser um cargo de grande responsabilidade.

O PT afirmou que o processo para escolha do candidato a prefeitura está aberto, mas o Wagner Balieiro é o nome mais cotado pois, segundo o partido, tem a experiência do executivo e do legislativo, conhece os problemas da cidade e as prioridades da população.

A pré-candidata à prefeita pelo PSD é a vereadora Renata Paiva, por indicação das executivas nacional e estadual. A vereadora assumiu a direção do partido neste ano e já havia afirmado que só participaria das Eleições 2020 se fosse para disputar a prefeitura.

O PV disse que afirmou que o Diretório começara as discussões em relação ao candidato a prefeitura no próximo mês. Disse ainda que está fazendo várias reuniões em diversos bairros da cidade para obter filiações e discutir as Eleições 2020.

O CIDADANIA (antigo PPS), comandado pelo presidente da Câmara de São José, Robertinho da Padaria, afirmou que também deve lançar chapa completa de candidatos a vereadores, mas não deve disputar a prefeitura. O partido deve apoiar a reeleição do prefeito Felicio Ramuth (PSDB).

            

Taubaté

Em Taubaté, pelo menos quatro partidos garantiram que pretendem colocar um candidato na corrida eleitoral para prefeito da cidade. Pelo PSDB, com a impossibilidade de uma nova eleição do prefeito Ortiz Junior, que está em seu segundo mandato, um nome já é certo como pré-candidato: o do vereador Guará Filho. Atualmente no PL, o parlamentar deve se mudar para o ninho tucano em fevereiro do próximo ano.

Outros nomes que são considerados como possíveis pré-candidatos são o vice-prefeito Edson Oliveira, o secretário de Educação Cláudio Teixeira Brazão, o secretário de Governo Eduardo Cursino e o recém nomeado secretário de Desenvolvimento e Inovação Johnny Oliveira.

Outro partido que se articula para as próximas eleições é o Cidadania. Derrotada no último pleito, a ex-vereadora Pollyana Gama pode ser candidata novamente. A vereadora Loreny e o arquiteto Urbano Patto são outros dois nomes considerados pelo partido.

O PSL já tem uma opção para concorrer à prefeitura da cidade. Uma das opções do partido seria um coronel da reserva da Polícia Militar. O empresário Marco Fenerich também é cotado para ser candidato pelo partido em Taubaté. "Intimado" em um vídeo postado nas redes sociais pela deputada federal Joice Hasselmann, Fenerich não confirmou ser um candidato pelo partido do presidente Jair Bolsonaro. Ao Meon, ele afirmou que "ainda não se filiou a nenhum partido" e que "ainda não está pensando nisso".

Outro partido que deve disputar pela primeira vez a eleição para o Palácio do Bom Conselho é o Novo. Até o momento, o único nome apresentado é o do psicólogo Gabriel Pinelli Ferraz.

Enquanto isso, o PT ainda não tem nenhum nome ventilado como possível pré-candidato. Para a presidente do partido, Julia Martin, os pré-candidatos do partido devem ser conhecidos no primeiro trimestre de 2020.

              

Jacareí

Em Jacareí, o número máximo de candidatos a vereador permitido é de 20 nomes por partido. O PSDB afirmou que deve fechar a chapa completa no início do ano e o atual prefeito, Izaias Santana, deve disputar a reeleição.

O PT também deve entrar com a chapa completa e afirmou que deve se reunir com os outros partidos de centro e esquerda para tentar definir um único candidato de oposição a Izaias. Caso não entre em acordo com os outros partidos, o PT disse que cogita indicar o ex-prefeito Marco Aurélio para a disputa do executivo.

             

Pindamonhangaba

Em Pinda, o atual prefeito Isael Domingues, do PL, deve tentar a reeleição na cidade. Outro partido que definiu o candidato na cidade é o PSDB. O nome escolhido é o do vereador Rafael Goffi.

O PT, PSD e o PSL são outros partidos que devem ter candidatura própria na próxima corrida eleitoral na cidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.