Eduardo, Ana, João, Leticia e Vinicius aguardam pelo resultado que será divulgado entre os dias 13 e 15 de dezembro.
Divulgação/Alpha Lumen
Há quem diga que ciência espacial é algo complicado e coisa de gente grande. Complicado pode até ser, mas uma turminha da 6ª e 8ª série do ensino fundamental de São José dos Campos provou que não é coisa só de gente grande. A equipe desenvolveu um experimento científico que é finalista do concurso Student Spaceflight Experiments Program (SSEP). Se vencerem, o projeto será levado ao espaço e testado por astronautas da Nasa.
Cinco alunos da 6ª e 8ª série do Instituto Alpha Lumen fazem parte da Missão Garatéa-ISS que incentiva estudantes de 10 a 17 anos a participarem do SSEP. A equipe desenvolveu um experimento para testar a fermentação na microgravidade. Das 175 escolas participantes no Brasil, o projeto ficou entre os três finalistas.
De acordo com a professora Juliana Pires, foi feito um processo seletivo na escola pra escolha da equipe. “Fizemos várias reuniões pra receber as ideias, porque só é permitido enviar um projeto por escola”, afirma Juliana.
Um dos membros da equipe, Vinícius Augusto Andrade de 14 anos, conta que fizeram estudos para chegar a quantidade de fungo biológico, agua e açúcar ideal para a fermentação alcoólica acontecer. O grupo também teve que desenvolver o recipiente e dispositivo para que o astronauta acione a mistura dos componentes quando chegar ao espaço.
A equipe foi ao laboratório do Campus de São José da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para testar o experimento. O estudante afirma que a equipe toda levou o projeto muito a sério. “É uma experiência inédita! Nós nos empenhamos muito e estamos com muito esperança”, afirma Vinícius.
Eduardo, Ana, João, Leticia e Vinicius estão ansiosos para o resultado do concurso que sai entre os dias 13 e 15 de dezembro. Se vencerem, o experimento dos alunos de São José será enviado para a Estação Espacial Internacional (ISS) por um foguete da Space X e testado por astronautas da Nasa. Os alunos terão que viajar aos Estados Unidos para apresentar o projeto aos cientistas americanos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.