Por João Pedro Teles Em RMVale

Enem: é hora de dar um refresco para o cérebro e desacelerar

Especialistas em estudos dizem que é época de pegar leve

as_provas_do_enem_2017_serao_aplicadas_nos_dias_5_e_12_de_novembro

Maratona do exame mexe com a cabeça dos alunos nessa semana

Rafael Arbex/Estadão

Com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) batendo à porta, a rotina de estudo precisa de uma desacelerada para que os alunos possam se concentrar nas questões e extrair o melhor de si na batalha por uma vaga às melhores universidades do país.

A primeira prova acontece já neste domingo (5) e a dica das especialistas em estratégias de estudo, Roberta e Tais Bento, é dar descanso ao cérebro e concentrar-se na resolução de exercícios.

Mãe e filha, Roberta e Taís são co-fundadoras do projeto SOS Educação. Juntas, elas oferecem dicas de estudo em seu canal no YouTube, site e outras publicações. As duas foram entrevistadas da WebTV Meon da última terça-feira (31).

“O ideal é o equilíbrio nesta reta final. Não se matar de estudar. Se for estudar ou revisar alguma coisa, o ideal é fazer exercícios ou simulados. Não adianta se matar de estudar conteúdos porque agora não dá mais tempo e não dá mais tanto resultado”, afirma Tais.

Leia MaisReforma na Rodoviária de São José interdita área de embarqueCemitério de Caçapava recebe mais de 2 mil pessoas no feriadoAcidente com ônibus deixa ao menos 3 feridos em São José

Mesmo assim, se bater aquele desespero, principalmente para decorar fórmulas ou datas, o ideal, de acordo com as especialistas, é estudar sim, mas em ambientes diferentes. Ficou confuso? A Roberta explica pra gente.

“A questão é que o nosso cérebro associa o aprendizado a alguma característica do local onde estamos quando aprendemos. Então, pode ser que, na hora de fazer um simulado na sala do Enem, dê aquele famoso branco. Isso a gente consegue evitar estudando cada dia em um lugar. No quarto, depois na sala, outro dia na sacada. Isso ajuda o cérebro a decorar”, explica.

Redação

As leituras do ano estão em dia? Já cansou de escrever redações em simulados e aulas durante os meses que se passaram? Pois nestes dias que faltam para o Enem, uma dica preciosa para a redação pode estar em um grupinho famoso por ser vilão da concentração dos alunos: as redes sociais.

Por ser um ambiente de opiniões divergentes, as redes oferecem uma gama enorme de argumentos a respeito dos temas mais prováveis de aparecerem na redação.

“Dê uma olhada nas discussões das redes sociais, até mesmo para aqueles argumentos com os quais você não concorda. Vale muito para abrir o leque de pontos de vista sobre os temas mais importantes. E isso é fundamental na redação, saber derrubar argumentos contrários dá peso às suas ideias”, conclui Tais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.