Por Meon Em RMVale

Empresa questiona Prefeitura de São José sobre pontuação recebida na licitação da auditoria do transporte

Prefeitura teria deixado de registrar pontuação de itens avaliados no processo licitatório

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Edital prevê valor máximo de R$ 1,8 milhão pela serviço de auditoria

Reprodução/Claudio Vieira/PMSJC

A concorrência pública para escolha da empresa que ficará responsável pela auditoria do transporte público de São José dos Campos ainda não foi concluída, devido a uma batalha de recursos entre as duas empresas que participam do processo. O impasse se arrasta desde julho, quando a licitação foi revogada por falha no edital.

O último capítulo dessa disputa aconteceu no dia 23 de outubro, quando a Comissão Permanente de Licitação da prefeitura classificou as empresas com sistemas de pontos. Pela avaliação do governo Felício Ramuth (PSDB), a empresa Delloite Touche Tohmatsu Consultores Ltda teria ficado com 52,5 pontos e a empresa Maciel Consultores S/S Ltda com 72,5.

Porém, a Delloite Touche Tohmatsu Consultores entrou com um recurso questionando a avaliação feita e pediu à prefeitura que o resultado fosse revisto. De acordo com a empresa "houve equívoco na decisão" do poder executivo quanto à pontuação recebida, pois, segundo ela, a administração teria excluído atestados que comprovariam a sua eficiência em alguns itens avaliados.

A empresa aponta que a prefeitura teria excluído a pontuação dos seguintes itens: experiência profissional comprovada em auditoria e verificação independente; e experiência comprovada em estudos de viabilidade econômico-financeira. Em apenas um dos atestados apresentados pela empresa, consta que ela teria 4 anos de serviço executado.

“Cumpre informar que, se a administração possuía dúvida quanto ao tempo de serviço/serviço executado, poderia ter sanado por simples diligência e não excluído tal atestado da pontuação”, diz a empresa em um trecho do recurso.

Além disso, a Delloite questiona também a avaliação feita pela comissão da licitação à empresa concorrente dizendo que a "Maciel seria uma empresa de auditoria independente e os atestados apresentados por ela, na maioria das vezes, eram específicos desse serviço, o que não teria qualquer relação com o objeto da licitação".

O edital para a contratação de empresa para a auditoria do transporte público foi publicado em abril, com valor máximo pelo serviço de R$ 1,8 milhão por um contrato de 27 meses. Agora deve acontecer as anaálises dos recuros e depois é iniciada a fase de apresentação das propostas de valores. 

Outro lado

A Prefeitura de São José foi procurada e informou por meio de nota que o recurso está em análise e não irá antecipar sua manifestação antes da apresentação de contrarrecurso da empresa Maciel Consultores S/S Ltda. A gestão informou ainda que no momento oportuno haverá a resposta ao recurso.

Delloite Touche Tohmatsu Consultores Ltda foi procurada e disse que não comenta o assunto. Já a Maciel Consultores S/S Ltda não retornou aos questionamentos feitos pela reportagem até a publicação desta matéria. 

Auditoria do transporte público

A auditoria é necessária para averiguar a qualidade e eficácia dos procedimentos adotados na prestação do serviço do transporte público de São José dos Campos e se estão de acordo com o previsto no contrato vigente.

Ela é necessária também para a nova concessão do transporte, já que o atual contrato com as empresas que operam o serviço no município se encerra em 2020. 

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