Por Meon Em RMVale

Embraer e Boeing lançam site em defesa da venda de 80% da empresa brasileira

Sindicato critica uso do termo 'parceria' usado no portal

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Embraer e Boeing destacam vantagens e importância do acordo para o mercado aeroespacial global

Reprodução/Voando Juntas

A Boeing e a Embraer lançaram um portal, batizado de Voando Juntas, para divulgar detalhes da negociação entre as duas empresas, que ainda depende de aprovação do governo brasileiro.

Em julho, a Embraer anunciou a negociação para criar uma joint venture com a Boeing para aviação comercial, sendo que a fabricante brasileira ficará com 20% da nova empresa e a norte-americana com 80%.

Os textos do site, lançado na sexta-feira (14), destacam vantagens da eventual criação da joint venture. “A aliança torna Boeing e Embraer empresas ainda mais fortes, com acesso a novos mercados, novas frentes de pesquisa e possibilidade de compartilhar as melhores práticas de fabricação e desenvolvimento de aeronaves", afirmam. 

"A parceria atende integralmente aos requisitos de soberania apresentados pelo governo brasileiro e, em particular, pelo Ministério da Defesa e pela Força Aérea Brasileira", afirmam em outro trecho. 

Boeing e Embraer planejam concluir a potencial combinação de negócios de aviação comercial após a obtenção de todas as aprovações regulatórias necessárias. Antes do fechamento, a Boeing e a Embraer continuam a operar seus negócios de aviação comercial separadamente e de forma independente.

“A Boeing e a Embraer criaram o Voando Juntas para concentrar as informações sobre a parceria e manter a todos atualizados sobre o andamento da negociação”, informou a Boeing, por meio de sua assessoria de imprensa, após ser contatada pelo Meon.

Questionada sobre a expectativa de prazo para aprovação do acordo pelo governo federal e eventual impacto das eleições, a empresa americana não se manifestou. 

O Meon também contatou a assessoria de imprensa da Embraer, porém a brasileira não havia dado retorno até as 19h15. 

Para o Sindicato dos Metalúrgicos de São José, a criação do site é uma jogada de marketing por perceber que a população e os trabalhadores não estão tão favoráveis à venda da empresa brasileira.. 

“Isso demonstra o desespero deles. E o site expõe uma mentira, eles afirmam que vai ser uma parceria, mas é uma entrega para a Boeing, é uma aquisição, a empresa americana vai ficar com 80% da Embraer”, disse Herbert Claros, diretor sindical e funcionário da Embraer em São José dos Campos. 

O Ministério Público do Trabalho e acionistas da Embraer, principalmente os minoritários, também questionam a venda da empresa brasileira para a Boeing.

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