Por Meon Em RMVale

Em período de estiagem, cidades da região entram em estado de atenção

Focos de incêndio são comuns nesta época do ano, quando o tempo está mais seco

Incêndio de enorme propoção destrói milhares de hectares da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.  Foto: EFE/FERNANDO TATABIGA

Entre maio e junho de 2017, Corpo de Bombeiros registrou 127 chamadas relacionadas a fogo em mato na região

Arquivo/Meon

Cidades da região estão em estado de atenção para queimadas. Nesta época do ano é muito comum o surgimento de focos de incêndio em matas. O período de estiagem é considerado entre maio e setembro. Prefeituras promovem ações educativas e de prevenção.

No Vale do Paraíba, Taubaté realiza campanha de conscientização para prevenir o surgimento de focos e queimadas. Entre 2017 e 2018,  o município taubateano registrou aumento de 40% no número de incêndios em matas da cidade no período de estiagem.

A prefeitura informou que no ano passado das 226 ocorrências entre maio e setembro, 82 foram relacionadas a focos de incêndio em matas. Naquele ano, durante os 12 meses, esse tipo de situação foi computada 108 vezes. Já em 2018, considerando apenas os meses de maio, junho e julho, das 107 ocorrências 56 são de queimadas.

De acordo com a Secretaria de Defesa do Cidadão de Taubaté, as regiões com maior número de ocorrências do tipo abrangem o Parque Três Marias, Parque Itaim e o bairro Belém. Segundo o diretor da pasta Marcus Querido os focos são mais comuns nessas localidades devido à grande quantidade de áreas abertas.

“Esses bairros concentram a maior parte de terrenos vazios, onde ainda não têm construções de casas. Além disso, existem também os campos abertos. Com a alta temperatura durante o dia e a elasticidade durante à noite, a chance de que haja um foco de incêndio em uma vegetação como esta é grande”, explica.

Apesar de não realizar campanha educativa, a prefeitura de Jacareí também está em estado de alerta. A administração municipal não possui dados atualizados sobre número de focos de incêndio no município.  Mas em 2017, a Defesa Civil foi notificada de 161 ocorrências. A pasta monitora 16 áreas de risco diariamente.

Em toda a Região do Vale do Paraíba, o Corpo de Bombeiros registrou 127 chamadas relacionadas a fogo em mato, entre maio e junho do ano passado. Neste ano, a corporação ainda não finalizou o relatório de focos de incêndio.

A orientação é que em casos de queimadas em matas a pessoa deve ligar para o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. É aconselhado não jogar bitucas de cigarro em vegetações, ou ainda, fazer fogueiras próximas de matos.  

Campanhas

Em Taubaté, a Prefeitura realiza uma campanha educativa em escolas da rede municipal e na Praça Dom Epaminondas. Neste sábado (21) a ação acontece das 9h às 14h, com a montagem de uma tenda. Agentes vão orientar as pessoas que passarem pelo local, informando sobre os cuidados de prevenção.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.