Por Meon Em RMVale

Deslizamento de morro deixa região sul de Ilhabela isolada; vídeo mostra desabamento de casa no arquipélago

Arquipélago registra em 3 dias volume de chuva esperado para o mês inteiro

As chuvas torrenciais que atingem o Litoral orte já deixaram mais de 100 pessoas desalojadas na região. Conforme a Defesa Civil, 21 pessoas estão desabrigadas em Ilhabela. Em Caraguatatuba, o transbordamento de córregos desalojou outras 26. Também há desabrigados em São Sebastião, onde 22 pessoas estão em abrigos. Em Ubatuba, 54 pessoas estão fora de suas casas.

O deslizamento de um barranco bloqueou a rodovia SP-131 e isolou os bairros da região sul de Ilhabela, na manhã deste sábado (18). Nos últimos três dias choveu no arquipélago o equivalente ao que era esperado para o mês inteiro, segundo a Defesa Civil do município. O município está em estado de alerta desde esta sexta-feira (17).

As chuvas castigam o município desde o último domingo (12), mas apenas nas últimas 72 horas foram registrados 309,7 mm de índice pluviométrico. A ocorrência mais grave na manhã deste sábado, de acordo com a administração municipal, foi um grande desmoronamento de terra, árvores e uma casa (desabitada), provocando a interdição total da rodovia SP-131 (Perimetral Sul), no bairro Piúva, bloqueando o acesso para a região Sul do arquipélago.  

A Estrada de Castelhanos segue interditada devido o volume das chuvas e por algumas quedas de barreiras e árvores. Residências também foram interditadas como medida de segurança.

Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Elektro (concessionária do serviço de energia), assim como funcionários das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Planejamento Urbano, Obras e Habitação e Planejamento e Gestão Estratégica, estão no local trabalhando para desobstruir a via e reestabelecer a normalidade. Mas no momento não há previsão para a liberação da pista. A Defesa Civil está realizando transporte marítimo, em sua embarcação, aos moradores que necessitam seguir para região central do município.

Equipes trabalham para retirada de terra e árvores que caíram em estada de acesso á Costa Sul de São Sebastião - Foto: PMI

Queda de barreira e árvore interromperam o acesso à Costa Sul de Ilhabela

Foto: Divulgação/PMI

 

A prefeitura informou que a UBS (Unidade Básica de Saúde), no Sul da ilha, está aberta de prontidão para atender a população.

A Prefeitura reitera que, em situações de emergência, seja acionada a Defesa Civil, que segue de plantão especial e trabalham no atendimento das ocorrências pela cidade com a cooperação de voluntários, pelos telefones (12) 3896-2802 e 199, ou no endereço, rua professor Malaquias de Oliveira, 296 – Barra Velha.

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, que acompanha os trabalhos das equipes, já acionou a Defesa Civil do Estado de São Paulo e o IG (Instituto Geológico), e ainda informou o comando do Corpo de Bombeiros do Estado sobre a situação da cidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.