Por Mara Cirino Em RMVale

Dersa garante embarcação com capacidade de até 100 veículos para travessia deste sábado

A decisão foi acertada em reunião polêmica junto à autoridades da Ilha na tarde de sexta(12)

balsa_ilhabela

Legenda da foto

Divulgação

A demora para a travessia da balsa entre São Sebastião e Ilhabela, que chegou a 7 horas,  fez com que o prefeito do arquipélago,  Márcio Tenório,  solicitasse uma reunião de urgência com representantes da Dersa,  empresa responsável pelo serviço.

Para isso, estiveram presente o diretor de operações da Dersa,  Eduardo di Gregório, o coordenador da Dersa, Ibsen Trench Gomes, o secretário de Turismo,  Ricardo Fazzini, o diretor especial de Segurança,  Reginaldo Pereira,  o diretor da Defesa Civil,  Leopoldo Moreira,  o vereador Gabriel Rocha e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ilhabela (ACII),  Rafael Oliveira Moraes.

Tenório está indignado com a situação e antes da reunião, às portas fechadas, disse que cobraria um posicionamento da Dersa até por conta de outros feriados prolongados neste ano como 2 e 15 de novembro.

Segundo o prefeito ilhéu, o compromisso da Dersa é entregar a FB-25, com capacidade para 80 veículos, neste sábado, para atender as pessoas que querem ir para Ilhabela e as que retornam no domingo com o fim do feriadão. Esta balsa teve defeito em um dos motores e uma equipe vai virar a noite trabalhando para que ele possa ser refeito e recolocado para entrar em operação ainda neste sábado.

Ainda de acordo com o diretor de Operações da Dersa, a FB-10 que passa por uma reforma total retorna no próximo dia 28 e a manutenção mais superficial da FB-20 deve terminar em dezembro, quando ela também volta a recompor a frota junto com as balsas FB-11, FB-29, FB-30 e Valda 2, chegando a sete ferry-boats para a temporada de verão.

Ainda pensando em evitar o caos na temporada, o presidente da ACII e o secretários de Turismo pediram aos associados e trade turístico que façam os check-outs de seus hóspedes mais tarde de forma que se dilua o trânsito no retorno.

Leia MaisPrefeito de Ilhabela se reúne com diretoria da DersaTamoios pode ser liberada ainda neste sábado, afirma técnico da concessionária Fila da balsa derruba 30% das reservas dos hotéis e pousadas da Ilha

Os participantes da reunião se mostraram mais animados com a nova direção de operações da Dersa pelas medidas em andamento e agradeceram às equipes que ficam no litoral. “Sabemos que eles fazem tudo o que podem, mas que dependem do comando lá em cima”, disse o prefeito.

Pressão

Por isso, na próxima quarta-feira, o prefeito junto com representantes da Associação Comercial e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) tem reunião na Secretaria de Estado de Logística e Transportes para definirem, de forma efetiva, as melhorias para o sistema de travessias como o fim das filas. “Sabemos que haverá novidades”, disse Tenório sem antecipar quais.

Foi criado um grupo de trabalho para acompanhar o funcionamento do serviço, que terá representantes da Administração, Marinha, Dersa e outros segmentos da sociedade. Esse grupo debaterá a presença de caminhões, prioridade de embarque para idosos, fiscalização da Marinha, pesagem do DER, entre outros.

Ainda na próxima semana a reunião será com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e Ministério Público onde na pauta estão desserviço da Dersa e os prejuízos causados à população de Ilhabela.

O diretor Eduardo di Gregório informou que até o final do ano serão comprados novos motores e que a luta será para a troca de todas as balsas da região. A comitiva presente na região já solicitou que pelo menos 20 fiquem de stand by para o caso de problemas mecânicos.

Lanchas

Para melhorar o serviço de travessia, para o final do ano estão previstas a chegada de duas lanchas – LS2 e LS10 – com capacidade para transportes de 400 passageiros e ciclistas cada, aumentando os espaços das balsas para veículos em até 30%.

Durante a temporada eles serão usados como teste, podendo ser cobrado após este período. Mas o secretário de Turismo, Ricardo Fazzini, explica que o objetivo é priorizar os moradores de Ilhabela e São Sebastião e os custos seriam arcados pelos turistas.

Para garantir o acesso, o diretor da Dersa informou que em andamento projeto para a implantação de um novo terminal de passageiro e um estacionamento em São Sebastião com as melhorias adequadas. “A ideia é que deixem os carros do lado do continente, siga com as lanchas para a Ilha e lá a prefeitura ou estabelecimentos como hotéis e restaurantes providenciem transporte para buscar seus hóspedes no terminal do arquipélago.

Os investimentos previstos pela Dersa nessas melhorias estão estimados entre R$ 500 mil e R$ 600 mil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mara Cirino, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.