Por Meon Em RMVale

Dersa entrega segunda catamarã no Litoral Norte após um ano de atraso

Promessa da empresa era de disponibilizar dois catamarãs para o Litoral Norte ainda em 2018

catamara_dersa

Embarcação terá capacidade para transportar 450 passageiros

Divulgação/DERSA

 

 

 

 

 

 

 

Prometida para a pré-temporada do verão de 2018, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) entrega  nesta quinta-feira (19) o segundo catamarã para o Litoral Norte. A embarcação foi destinada para a travessia entre São Sebastião e Ilhabela como forma de acabar com as filas de espera durante a alta temporada.

No fim do ano passado, o tempo de espera para a travessia de balsa entre os municípios chegou a 7 horas e fez com que o então prefeito de Ilhabela Márcio Tenório (MDB) acionasse representantes da Dersa para dar explicações e solucionar o problema. Por conta disso, o Ministério Público cehgou a entrar com um pedido de liminar na Justiça para limitar o tempo de espera na operação.

Dois catamarãs foram prometidos pela administradora do serviço para a pré-temporada de 2018, mas apenas um foi entregue em janeiro deste ano. À época, o Meon questionou a Dersa sobre a disponibilização de apenas uma embarcação e a estatal justificou que, naquele momento, o segundo catamarã não estaria com a reforma concluída pela empresa vencedora da licitação.  

O catamarã que chega ao Litoral Norte nesta quinta-feira complementa o serviço com o início da operação verão, período de maior movimento turístico na região. Durante os 42 dias, a Dersa estima que 719.522 pessoas utilizem o sistema ao longo da alta temperada, que começa no dia 23 de dezembro.

Segundo a Dersa, a lancha é feita totalmente em aço, equipada com 14 aparelhos de ar condicionado e tem capacidade para 450 passageiros. O sistema de travessia, conforme informa o órgão, vai contar com nove embarcações durante toda a operação verão. 

Em comunicado enviado à imprensa a empresa defendeu que a lancha será ágil, confortável e moderna, além de ampliar a capacidade operação da travessia entre os dois municípios.

Limitação para caminhões

A Prefeitura de Ilhabela restringe o acesso de caminhões pesados no arquipélago durante os fins de semana e feriados. A medida consta de um decreto assinado pela prefeita Maria das Graças (PSD), a Gracinha, em setembro deste ano. 

A intenção é normatizar a entrada de veículos pesados em períodos de grande movimento de turistas e visitantes na cidade. Caminhões pesados ficam impedidos de entrar no município a partir de meia-noite de sexta-feira até as 23h59 de domingo. Essa será a mesma regra durante os feriados.

É importante frisar que veículos de carga, os chamados VUC’s estarão liberados desde que não excedam a largura máxima de 2,20 m e comprimento de 6,30 m, e a carga total de três toneladas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.