Por Meon Em RMVale

Defesa Civil alerta para chuvas em toda RMVale até esta sexta-feira

Cidades da região se preparam para eventuais ocorrências

Defesa Civil de Caragua

Defesa Civil alerta para chuvas fortes 

Divulgação/Prefeitura Municipal de Caraguá 

 As cidades da RMVale estão se preparando para as chuvas que devem atingir toda a região entre esta terça-feira (12) e quarta-feira (13). A Defesa Civil do estado emitiu alerta para o mau tempo, que será causado por aproximação de frente fria vinda do sul do com a umidade que vem da Amazônia. Em casos de emergência, os agentes podem ser acionados pelo telefone 153 ou 199.

De acordo com o Cptec/Inp (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), apenas nesta terça-feira há 90% de chance para pancadas de chuva na região. O órgão informa que as chuvas serão isoladas e a partir da tarde. 

Veja previsao do tempo desta semana para sua cidade

Na região, São Sebastião, Caraguatatuba e Campos do Jordão são as cidades mais atingidas pelas fortes chuvas das últimas semanas. Nas cidades do Litoral Norte, mais de 87 famílias ficaram desalojadas e tiveram que se abrigar em casas de parentes e amigos, entre o fim do mês de janeiro e começo de fevereiro.

Ainda no litoral, os bairros mais atingidos ficaram alagadas e houve também registros de deslizamentos de terra. Para se ter uma idia, no início de fevereiro choveu 167mm em São Sebastião, volume esperado para o mês inteiro. Na cidade, a Prefeitura emitiu nessa segunda-feira (11) alerta para que todos os moradores de áreas de risco fiquem atentos e acionem a Defesa Civil se necessário. 

Caraguatatuba 

A Prefeitura de Caraguatatuba investirá em obras de drenagem que minimizará os problemas com alagamentos e enchentes. A Defesa Civil e outras secretarias monitoram as áreas de risco e trabalham para acolhimento de desabrigados. 

Ubatuba

Em Ubatuba está previsto um acumulado acima de 100 mm. A Defesa Civil pede para que as pessoas que moram em bairros de risco Perequê Açu, Taquaral, Toninhas, Corcovado, Sesmaria, Estufa II, Bela Vista, Estufa II, Itaguá  Maranduba, Ipiranguinha, Mato Dentro, Sumidouro e Picinguaba acionem os agentes para atendimento.

Campos do Jordão

Já em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueria, a situação não foi diferente. Os bairros como Capivari e Abernéssia tiveram ruas alagadas e um deslizamento de terra foi contabilizado.

Rodovia dos Tamoios

A Rodovia dos Tamoios, principal acesso à Caraguatatuba, no Litoral Norte, também é constantemente afetada pela chuva. Quando há grande acumulo de chuva, o trecho de serra é bloqueado nos dois sentidos por risco de quedas de barreira. 

O Meon entrou em contato com a Defesa Civil das demais cidades atingidas, mas até as 9h40 não obteve retorno.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.