Por Meon Em RMVale

Debate sobre fake news contribui com profissionais da comunicação e gestores públicos

Evento realizado pelo Meon em parceria com a Jovem Pan promoveu reflexão útil e atual

fake_news

Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, durante palestra sobre Fake News no Ideias&Debates 

Pedro Ivo Prates/Meon

A reflexão sobre ‘Fake News’ promovida pela primeira edição do Ideias&Debates, na última sexta-feira (10), em São José dos Campos, evidenciou a intensidade do impacto na sociedade e do risco à democracia gerados pela disseminação de notícias falsas na redes sociais.

O evento foi realizado no Teatro do Sesi por meio de uma parceria entre o Grupo Meon de Comunicação e a Rádio Jovem Pan. Ao longo desta semana, até a próxima sexta-feira (17), o Portal Meon publicará diariamente uma matéria abordando temas apresentados pelos palestrantes.

As palestras foram ministradas por Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta;, Maria Célia Furtado, diretora xecutiva da Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas), Rafael Menin Soriano, gerente geral jurídico da Editora Globo. Além das palestras, também foram realizadas debates com convidades e participação do público.

Os palestrantes e profissionais convidados para os debates mostraram de forma clara, objetiva e direta que não há setores imunes às fake news e que a responsabilidade pelo combate a esta epidemia que assola as redes sociais é de cada um, e é de todos nós.

Para os profissionais de comunicação, políticos e gestores públicos presentes no evento, o debate promovido pelo Ideias&Debates foi útil, atual e esclarecedor.

“Eu  gostei de tudo, mas principalmente das orientações sobre legislação, sobre as alternativas para coibir e responsabilizar as pessoas que criam fake news”, disse a secretária de Comunicação de Caraguatatuba, Malu Baracat. “Foi um debate muito bom, e sempre é gratificante aprender”, acrescentou.

Para a jornalista Jussi Ramos, diretora de Comunicação da Prefeitura de São José dos Campos, o evento foi importante para uma reflexão do momento que estamos vivendo, de uma ‘tempestade de fake news’.

“O perigo das fake news são as informações passadas sem questionamentos, muitas vezes um absurdo. O papel do jornalista é fundamental, para apurar os fatos e transmitir a informação de forma isenta, contribuindo para a  formação de uma sociedade mais evoluída, justa e respeitando os direitos de todos”, disse Jussi.

Ela disse que gostou muito quando o jornalismo profissional foi colocado como alternativa ao combate às notícias falsas  “Desde a faculdade aprendemos que a notícia sempre tem os dois lados. Não é possível publicar uma matéria sem ouvir dos dois lados”, disse.


Veja o que os prefeitos  Felício Ramuth, de São José dos Campos, de Marcio Tenório, de Ilhabela, e de Felipe Augusto, de São Sebastião, falaram sobre o evento e sobre a importância de discutir as fake news.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.